UNEATLANTICO participa na Semana Internacional de Música de Câmara (SIMCE) em Málaga

27 nov 2023
UNEATLANTICO participa na Semana Internacional de Música de Câmara (SIMCE) em Málaga
Concerto Málaga. XVIII Ciclo “Las Cuatro Estaciones”. Sones Mediterráneos. Sala Unicaja de concierto Mª Cristina.

A Fundação Hispania de Música, um centro parceiro da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), está organizando a XII Semana Internacional de Música de Câmara (SIMCE), que culminará em 3 de dezembro. 

O festival, que é realizado anualmente, analisa tematicamente a vida e o trabalho de figuras eminentes de Málaga em relação à música e aos compositores espanhóis de sua época. O acordo com a UNEATLANTICO e a Fundação Hispania Música permite que o festival SIMCE dê mais um passo em sua projeção no campo científico. A entrada para o evento é gratuita até que a capacidade total seja atingida. O programa completo pode ser consultado no seguinte link.

Ao longo de sua décima primeira edição, o festival provou cumprir os objetivos de destacar e mostrar o intenso trabalho de pesquisa no campo da música clássica hispânica que é contínua e sistematicamente realizado pela Fundación Hispania Música e sua orquestra de cordas Concerto Málaga.

Graças à diversidade de espaços e ambientes, bem como ao tipo de atividades desenvolvidas no SIMCE e refletidas em conferências, palestras e concertos acessíveis a todos os tipos de públicos, o festival tornou-se um verdadeiro ponto de encontro entre o público em geral e os músicos, pesquisadores, musicólogos, além de professores universitários e intérpretes especializados em trabalhar esses aspectos da história.

O concerto de encerramento, programado para 3 de dezembro, contará com a participação de Gil de Gálvez, presidente da Hispania Música, que recentemente concluiu uma turnê de concertos pela América Central turnê de concertos na América Central com o apoio da  Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLÂNTICO. Desde 1996 é Primeiro Violino e dirigente da orquestra de cordas espanhola Concerto Málaga.

Gálvez é um artista poliédrico que aborda a música de diferentes perspectivas: performance, pedagogia, divulgação, gestão e pesquisa, tendo o violino, seu instrumento, e a regência orquestral como fio condutor. Como regente, fez sua estreia no Teatro Nacional de El Salvador e obteve grande sucesso regendo a Orquestra Filarmônica Nacional da Venezuela no Teatro Teresa Carreño em Caracas.

Seus méritos acadêmicos incluem um Doutorado Internacional “cum laude por decisão unânime” em música e educação pela Universidad de Málaga. Obteve a pós-graduação oficial Master of Arts in Classical String Performance com violino e música da câmara com a mais alta qualificação (First Class with Honours) concedida pela University of Limerick (Irlanda).