A Dra. Sandra Sumalla, Reitora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), e Iñaki Elío, Diretor Acadêmico do curso de Nutrição Humana e Dietética, colaboram com o “Libro Blanco sobre Meriendas Infantiles 2023“, uma pesquisa abrangente promovida pela Associação Espanhola de Fabricantes de Iogurte e Sobremesas Lácteas Frescas (AEFY).
O livro, liderado pelo Dr. Ramón de Cangas e realizado pela equipe de nutricionistas formada por Fernando Rojo Fernández, Iñaki Elío Pascual, Sandra Sumalla-Cano e Luján Soler, destacou tendências preocupantes nos hábitos de lanches da população infantil. Os resultados mostraram que os lanches das crianças são caracterizados por um alto teor calórico e baixa qualidade nutricional, o que pode afetar a saúde delas durante a infância e ter um impacto na vida adulta.
O estudo mostrou que apenas 7,3% das crianças entre 3 e 6 anos de idade comem frutas e iogurte, uma das combinações de lanches mais saudáveis, enquanto 80% das crianças com menos de 12 anos fazem lanches pelo menos uma vez por semana. Os lanches mais comuns para crianças acima de 7 anos de idade incluem leite e biscoitos (12,5%), sanduíche e suco (8,9%) e leite e doces (8,8%).
O “Libro Blanco” também destacou o importante papel do consumo de iogurte na dieta de crianças pequenas. É um produto lácteo que é consumido em 22,6% dessas refeições e está associado a uma melhor qualidade de vida. O iogurte não só contribui para o valor energético total da dieta, mas também fornece cálcio e vitamina D, essenciais para a saúde óssea e metabólica, e contém bactérias do ácido láctico que ajudam na digestão dos alimentos.
Da mesma forma, associou a presença da obesidade infantil ao status socioeconômico das famílias, revelando uma maior incidência de obesidade em crianças de famílias de baixa renda.
O “Libro Blanco sobre Meriendas Infantiles 2023” surgiu de uma pesquisa acadêmica que consultou 176 estudos e artigos científicos nacionais e internacionais e chamou a atenção para a necessidade de promover lanches mais saudáveis e nutritivos para crianças nessa faixa etária.
Esse trabalho de pesquisa acadêmica realizado pela equipe, que inclui a Dra. Sandra Sumalla e o Dr. Iñaki Elío, acrescentou uma contribuição valiosa à compreensão desse problema e à necessidade de promover medidas corretivas para melhorar a qualidade dos lanches infantis.
Você pode ler o livro completo em: «Libro Blanco sobre Meriendas Infantiles 2023».