A Fundación Innovación y Desarrollo (FIDBAN) realizará sua décima nona rodada de investidores na próxima terça-feira, 12 de dezembro, a partir das 9h30, no auditório da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO). A reunião será palco da apresentação das startups Neptune e UltraVirtus.
A Rodada está aberta a empreendedores e investidores em potencial. Para participar do evento, inscreva-se em secretaria@fidban.com eventos.sercantabria@cadenaser.com ou em https://www.fidban.com/inscripcion-inversores. Como nas edições anteriores, a Décima Nona Rodada de Investidores pode ser acompanhada no canal da FIDBAN no Youtube, por vídeo no site sercantabria.com e por streaming de áudio no SER App.
A 19ª Rodada de Investidores
Antes da apresentação dos projetos, a rodada de investidores será aberta, como de costume, por um empresário de sucesso, que neste caso será o fundador da CIFRA Educación, Alejandro Trigos, que será entrevistado pelo diretor de conteúdo da Cadena SER na Cantábria, Fermín Mier.
O uso da energia das ondas, a energia produzida pelas ondas, obtida nos portos, favorecendo a autogeração renovável e reduzindo a pegada de carbono gerada pela atividade portuária é a proposta desenvolvida pela Neptune Energy Services, que a startup apresentará aos investidores na 19ª Rodada de Investidores organizada pela Fundação de Inovação e Desenvolvimento (FIDBAN). A UltraVirtus, uma empresa da Cantábria que desenvolveu um exoesqueleto para uso militar, que também pode ser usado para fins civis, também está participando da conferência. Como nas edições anteriores, a atividade, que será realizada no auditório da Universidad Europea del Atlántico e terá início às 9h30 da terça-feira, 12 de dezembro, contará com a presença de um empresário bem-sucedido. Nesse caso, Alejandro Trigos, fundador da CIFRA Educación.
Os portos da Espanha enfrentam o desafio de adotar práticas de energia sustentável, como atingir 50% de autogeração renovável e reduzir drasticamente sua pegada de carbono em 70%, de acordo com as regulamentações e metas estabelecidas pela União Europeia e pelo governo espanhol. Não há soluções fáceis e universais. A energia das ondas, wave power, é uma opção viável para os portos expostos às ondas, 119 na Espanha, pois é um recurso que não ocupa espaço em sua atividade, é renovável, inesgotável e previsível.
A solução proposta pela Neptune Energy Services tem todo o potencial para se tornar uma das pioneiras nesse mercado e se posicionar como líder em descarbonização com a geração por meio de instalações modulares de energia das ondas fixadas nos quebra-mares, participando da cadeia de valor desde a promoção, o gerenciamento de subsídios e a construção até a operação e a manutenção das instalações, incluindo a venda da energia.
O segundo projeto selecionado pela FIDBAN para sua Décima Nona Rodada de Investidores, a última em 2023, é liderado por Mario Ceballos e pelo Coronel de Infantaria e consultor de projetos estratégicos Carlos Cerrato. A UltraVirtus é uma startup dedicada ao desenvolvimento de tecnologias revolucionárias no campo da robótica, biônica, UAV e eletrificação. Eles realizam o projeto, a fabricação, o comissionamento e o atendimento abrangente de todos os seus produtos e serviços. Seu projeto mais recente, chamado Ultra Exo-1, é um exoesqueleto projetado para aprimorar os recursos do soldado de infantaria. Ele incorpora servomotores, placa de controle com capacidade de IA, sensores e baterias de acordo com as necessidades, todos robustos, fáceis de instalar e manter.
Com foco na parte inferior do lutador, aumenta a força e a resistência. (quadril e joelho) reforçados, tornozelo (reforçado). O exoesqueleto projetado pela UltraVirtus tem um foco duplo, tanto militar quanto civil.
FIDBAN
Um total de 70 startups, a maioria da Cantábria, mas também do México, El Salvador e Guatemala, passaram pelas rodadas de investidores da FIDBAN, membro da Associação Espanhola de Business Angels (AEBAN), desde 2017, ano em que iniciou suas atividades.
A FIDBAN é uma fundação sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é ajudar as startups a buscar investimento privado para desenvolver seus projetos. Fazem parte do seu Conselho Curador a Universidad Europea del Atlántico, a SODERCAN, a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), o CITICAN, os municípios de Santander e Torrelavega e a CEOE-CEPYME.