O reitor da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico), Rubén Calderón, manteve uma reunião de trabalho com a prefeita de Santander, Gema Igual, na qual revisaram colaborações e avançaram com novas iniciativas como a Welcome week, com a qual a cidade quer exercer como embaixadora aos 150 estudantes internacionais que se matriculam na UNEATLANTICO a cada ano.
A Prefeitura Municipal de Santander e a Universidad Europea del Atlántico reforçarão a sua colaboração e estudarão projetos futuros em benefício da comunidade educativa, que chega a 5.000 estudantes em Santander, 700 deles internacionais.
A afirmação foi feita pelo reitor da UNEATLANTICO, Rubén Calderón, e pela prefeita, Gema Igual, após a reunião de trabalho realizada, da qual também participou a Conselheira de Cultura, Educação e Juventude, Noemí Méndez.
Lembrou ainda as boas relações institucionais que existem entre a Prefeitura Municipal e esta universidade e optou por continuar a reforçar os laços existentes, especialmente em áreas que afetam e interessam directamente aos estudantes, como a Juventude, a Cultura, o Turismo ou o Esporte.
Segundo o que foi noticiado, a Prefeitura Municipal e a UNEATLANTICO estão estudando a celebração da ‘Welcome Week’, uma série de eventos com os quais o Santander quer atuar como embaixador, acolhendo aos 150 estudantes internacionais que todos os anos se matriculam nesta universidade e se tornam residentes da cidade enquanto cursam seus estudos.
Durante o encontro também foram discutidos possíveis apoios aos projetos em que a UNEATLANTICO participa, como o próximo Campeonato Universitário Espanhol (CEDU).
A titular destacou o bom andamento dos programas que envolvem a comunidade universitária da UNEATLANTICO, como as Antenas Juvenis, que foram implementadas pela primeira vez neste campus e que aproximam os serviços do Gabinete da Juventude de Santander da comunidade educativa; ou as bolsas de transporte de que os estudantes beneficiam graças ao atual acordo de promoção de viagens sustentáveis no serviço municipal de transportes urbanos Santander TUS.
«A Universidad Europea del Atlántico oferece atualmente um terço da oferta acadêmica de Santander, com 20% do corpo discente universitário total, pelo que a Câmara Municipal deve continuar a trabalhar os programas conjuntos e a explorar novas vias de colaboração que beneficiem os seus alunos», acrescentou Igual.