Os alunos da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) matriculados na disciplina “Direção de Arte”, incluída nos programas de graduação em Comunicação, realizaram com sucesso um estágio nas instalações da Las Hermanísimas, uma produtora líder no norte da Espanha.
O passeio dos alunos consistiu na produção de um dossiê sobre o tratamento artístico que ocorre em um set de filmagem. Para isso, os alunos, liderados por María Ingelmo, professora da UNEATLANTICO e CEO de Las Hermanísimas, foram encarregados de capturar as ideias de cores, texturas e referências em seus “cadernos de artista”.
Para ter uma experiência ainda mais próxima da realidade do mundo do trabalho, os alunos da UNEATLANTICO se mudaram para as instalações de Las Hermanísimas por dois dias. Durante esse período, Ingelmo forneceu uma explicação detalhada da próxima etapa da atividade, usando material profissional para enriquecer a compreensão dos participantes.
Nas amplas e completas instalações de Las Hermanísimas, os alunos da Licenciatura em Comunicação Audiovisual (CA), Jornalismo (PER) e Publicidade e Relações Públicas (PRP) foram divididos em quatro grupos. Cada grupo ficou encarregado de montar um espaço ou cenário com características muito específicas, utilizando o material fornecido por Las Hermanísimas para garantir a fidelidade e a qualidade necessárias.
O primeiro grupo teve a tarefa de definir seu cenário tocando a sala de estar de um jovem casal. O grupo número dois teve de decorar seu cenário com o objetivo de projetar uma estadia em uma casa rural. O terceiro grupo fez uma interpretação de um castelo construído por crianças em seu cenário. O espaço do grupo quatro teve que ser decorado buscando a interpretação de um escritório.
O primeiro grupo assumiu a tarefa de montar seu cenário, recriando a sala de estar de um jovem casal. Enquanto isso, o segundo grupo teve a responsabilidade de decorar seu espaço com o objetivo de projetar uma estadia em uma casa rural. Por outro lado, a terceira equipe realizou a interpretação de um castelo construído por crianças, enquanto a quarta equipe preparou o cenário com a interpretação de um escritório.
A professora da UNEATLANTICO, María Ingelmo, considera que a experiência foi “extremamente gratificante”, destacando que os alunos aproveitaram ao máximo a oportunidade de intervir de forma real em um cenário, o que contribuiu significativamente para a aquisição de maior aprendizado.
Essa atividade prática proporcionou aos alunos a valiosa oportunidade de trabalhar em equipe em um cenário de um departamento de arte, participando da seleção de móveis e adereços. Dessa forma, os alunos da UNEATLANTICO atingiram o objetivo de desenvolver uma narrativa coerente ao mesmo tempo em que experimentavam, desfrutando de uma experiência que justifica a importância da realização de estágios externos em ambientes de trabalho.