Na última sexta-feira, 24 de novembro, o Diretor de Relações Institucionais da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), Elena Palacio, participou da Reunião RIS3 no ecossistema “Indústria, Cultura e Turismo Sustentável”, organizada pelo entro Internacional Santander Emprendimiento (CISE).
A conferência foi inaugurada por Javier Puente, Diretor Geral de Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Empreendedorismo Industrial do Governo da Cantábria, juntamente com Ignacio Rodríguez, Diretor das Áreas de Inovação e Conscientização do CISE. Enrique Salas, especialista em liderança, gerenciamento de mudanças e transformação de negócios, fez uma explanação sobre a agenda do dia.
O foco principal do dia foi a formação de grupos para a criação de diferentes grupos de trabalho. Cada uma das quatro mesas tinha um tema de interesse em termos de inovação e projetos futuros. Entre os temas a serem discutidos estavam patrimônio natural e conservação; cavernas e sítios arqueológicos; ecossistema e infraestruturas culturais; bem como hospitalidade, comércio e lazer.
Devido à sua experiência profissional, Palacio fez parte da quarta mesa dedicada aos setores de hospitalidade, comércio e lazer, na qual sua equipe teve a tarefa de analisar os desafios desses setores e fazer uma seleção dos mais importantes em termos de impacto presente e futuro. A seguir, tivemos que trabalhar no exame das diversas dificuldades que podem ser encontradas na hotelaria, no comércio e no lazer para perceber quais os obstáculos a ultrapassar nos setores mencionados.
Uma vez concluídas as análises dos temas, foi elaborado um plano provisório de abordagem, com ações a serem levadas em conta para enfrentar os desafios de cada tema. Por fim, as equipes de cada mesa redonda elaboraram um roteiro mostrando os marcos mais importantes do trabalho realizado.
Os principais temas do trabalho realizado pelo grupo no qual Palacio colaborou foram os meios disponíveis na região, a importância de exportar a cultura local e a relevância das ofertas culturais para o turismo local, bem como a necessidade de uma rede de comunicações útil.
A representação da UNEATLANTICO em eventos de tal importância, como os organizados pelo Centro Internacional de Empreendedorismo Santander, é uma clara demonstração da importância que a universidade dá à promoção de iniciativas em diferentes setores, como a indústria cultural ou a inovação, colaborando com outras organizações.
Deve-se observar que outra das ações em que a UNEATLANTICO trabalhou ao longo dos anos foi a ativação e o monitoramento da Cátedra de Cultura Empreendedora e Empregabilidade.