UNEATLANTICO lidera projeto Erasmus Plus para formar enfermeiros na Angola

08 jan 2024
UNEATLANTICO lidera projeto Erasmus Plus para formar enfermeiros na Angola

Os parceiros do projeto Erasmus Plus Clinical simulation practice-based learning in nursing (CLINICALSIM), liderado pela UNEATLANTICO, se reuniram em um primeiro encontro para compartilhar os objetivos do projeto e estabelecer as ferramentas de trabalho colaborativo.

No projeto, liderado pela Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), envolve várias instituições angolanas: a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e a Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA). Também é parceiro do projeto o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em Portugal. A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Universidad de Valladolid (UVa) na Espanha, bem como a Universidade Jan Kochanowski (UJK), na Polônia, colaborarão como organizações parceiras.

O CLINICALSIM é um projeto de capacitação voltado para instituições de ensino superior na Angola com o objetivo de melhorar a formação prática dos profissionais de enfermagem.

O projeto é voltado especialmente para estudantes e professores universitários de enfermagem, confederados de simulação clínica, conselheiros e gerentes de ensino superior em ciências da saúde, formuladores de políticas de saúde/administrações públicas/associações de enfermagem e a comunidade em geral (como pacientes em potencial).

Os problemas de saúde da Angola estão relacionados à alta mortalidade materna e infantil, alta incidência de doenças infecciosas e parasitárias, doenças respiratórias e diarreicas, desnutrição infantil, malária e HIV. A atenção primária continua sendo o principal problema do Sistema Nacional de Saúde, enquanto a falta de recursos humanos e técnicos de saúde é relevante.

Os profissionais de enfermagem estão no centro dos desafios de saúde porque estão no centro do sistema de saúde angolano e contribuem – por conta própria – para remediar as doenças mencionadas acima, dada a ausência de médicos. Assim, os enfermeiros são muito procurados como profissionais de saúde, embora suas habilidades práticas sejam muito difíceis de adquirir.

À luz das circunstâncias listadas acima, o consórcio considera relevante aprimorar os processos de formação desses profissionais, preenchendo a lacuna em habilidades práticas (tomada de decisões, habilidades interpessoais/treinamento, nutrição humana) e, ao mesmo tempo, promovendo o compromisso social das instituições de ensino superior.

Nesse sentido, as suítes de simulação e as ferramentas digitais multimídia serão usadas para implantar o aprendizado experimental e promover o Serviço Comunitário/Aprendizado de Serviço nas universidades.

O aprendizado experimental ocorrerá em três cenários diferentes: salas de simulação, multimídia digital e pacientes reais. Será seguida uma metodologia de prática reflexiva com um processo de debriefing.

No contexto do Aprendizado de Serviço, o objetivo social dessa abordagem também é introduzido ao levar em conta as pessoas com barreiras socioeconômicas e problemas de saúde e a promoção de melhores hábitos de nutrição.

A reunião de lançamento do projeto será realizada em fevereiro na Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), coincidindo com a inauguração de um centro de simulação na universidade. Além disso, está prevista a visita do Dr. Francisco Rodríguez Martín, especialista em medicina de emergência da Universidad de Valladolid, que colaborou na aquisição de um boneco de simulação que será usado na UNIC para esse projeto.

“Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA). Nem da União Europeia nem da autoridade dando podem ser responsáveis das mesmas.”