Dr. Vicente Bayarri Cayón, professor da Escola Politécnica da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), participou da autoria de dois artigos científicos que foram publicados em diferentes mídias relevantes.
Publicação na Revista Sensors
A revista Sensores (Q1-Q2 entre as publicações nesse campo), publicou o artigo “Uma abordagem de pesquisa multimodal para avaliar as condições estruturais cársticas do teto de uma caverna com pinturas rupestres paleolíticas: Sala policromada da caverna de Altamira (Espanha)”. Bayarri, em colaboração com Alfredo Prada, do Museu Nacional e Centro de Pesquisa de Altamira, e Francisco García, do Departamento de Engenharia, Cartografia, Geodésia e Fotogrametria da Universidad Politécnica de Valencia.
O artigo colaborativo refere-se à integração de tecnologias de sensoriamento remoto, geomática e radar de penetração no solo para gerar documentação de cavernas e seus arredores. Este estudo se concentra no sistema cárstico da Caverna Altamira, localizada em Santillana del Mar (Cantábria). O estudo do qual o professor da UNEATLANTICO participa corrobora a indispensabilidade do uso de técnicas integradas de mapeamento 3D para monitorar a dinâmica de fluidos, nesse caso específico da Caverna de Altamira. Essa pesquisa demonstra que o uso dessas ferramentas é de extrema importância para proteger Altamira e sua importância cultural.
DOI do artigo: https://doi.org/10.3390/s23229153.
Publicação na Remote Sensing Magazine
Por outro lado, Vicente Bayarri publicou recentemente o seguinte trabalho “Uma análise multissensorial do curso de umidade da caverna de Altamira (Espanha): implicações para sua conservação”, esse artigo foi publicado em 3 de janeiro deste ano na prestigiosa revista científica Remote Sensing (Q1 dentro das publicações nesse campo). A revista é reconhecida internacionalmente por sua pesquisa de acesso aberto sobre ciência e aplicação da tecnologia de sensoriamento remoto.
Bayarri, Prada e García foram acompanhados por Carmen de las Heras, do Museu Nacional e Centro de Pesquisa de Altamira, e por Pilar Fatás, que também colabora com o departamento na Universidade Politécnica de Valência.
Este artigo aborda a complexidade da conservação da Caverna de Altamira, Patrimônio Mundial da UNESCO. O estudo se concentra na descrição de métodos para estimar a trajetória e as zonas de umidade do ambiente externo até seu eventual gotejamento sobre as inestimáveis pinturas rupestres de Altamira.
Essa pesquisa ajuda a entender e a conservar locais com as características da Gruta de Altamira. Ao mesmo tempo, oferece uma nova abordagem à deterioração da arte rupestre induzida pela água.
DOI do artigo: https://doi.org/10.3390/rs16010197.