UNEATLANTICO treina mais de cem pessoas em novas tecnologias por meio de centros cívicos em Santander

12 jan 2024
UNEATLANTICO treina mais de cem pessoas em novas tecnologias por meio de centros cívicos em Santander

A Prefeitura de Santander anunciou esta semana a oferta de 9.000 vagas em 537 atividades nos centros cívicos da cidade, destacando a iniciativa promovida pela Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), que desde novembro promove a formação em novas tecnologias.

Os cursos de tecnologia e alfabetização digital, um projeto promovido pela Prefeitura de Santander com a participação da UNEATLANTICO e da Fundação Telefônica, já contaram com a participação de um total de 125 alunos. “São cursos altamente personalizados, destinados a grupos de 5 a 6 alunos, que estão sendo muito bem recebidos e que continuaremos em 2024”, disse a prefeita de Santander, Gema Igual.

A conselheira expressou sua satisfação com o funcionamento das atividades programadas na rede de centros cívicos durante o período de Natal, nas quais mais de 3.000 pessoas participaram, e anunciou que o ano começará com 537 oficinas – 458 oficinas para adultos e 79 para crianças – e quase 9.000 vagas (7.542 e 1.382 por trimestre), respectivamente.

Formação UNEATLANTICO

A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europea del Atlántico, UNEATLANTICO) uniu-se à Prefeitura de Santander e à Fundação Telefônica para formar voluntários e monitores que se encarregarão de ministrar oficinas destinadas a fortalecer as habilidades digitais da população, especialmente dos idosos.

Estas oficinas são ministradas por monitores dos centros cívicos e por estudantes voluntários da Universidad Europea del Atlántico, aos quais a Fundação Telefónica proporcionou anteriormente formação especializada no domínio das novas tecnologias graças à colaboração e ao conhecimento dos seus Voluntários. Os workshops estão programados para começar em dezembro e serão realizados nos dez centros cívicos que têm um telecentro, em cinco sessões de duas horas, uma vez por semana. Os interessados podem se inscrever nos centros cívicos em que os cursos são realizados.

A oferta de formação é voltada para o público em geral, mas especificamente para os idosos, pois oferece noções básicas para que esse grupo possa se comportar com solvência na esfera digital. A esse respeito, foi anunciado que o conteúdo se concentra em familiarizar os usuários com o uso e o manuseio de telefones celulares em geral, smartphones, aplicativos como o WhatsApp, além de fornecer instruções sobre segurança cibernética.