Professores da UNEATLANTICO Josep Alemany e Álvaro Velarde publicam pesquisa sobre a formação de treinadores de basquete na Cantábria

16 jan 2024
Professores da UNEATLANTICO Josep Alemany e Álvaro Velarde publicam pesquisa sobre a formação de treinadores de basquete na Cantábria

A equipe de professores da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) Josep Alemany, diretor acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Primária e do Mestrado Universitário em Formação de Professores para a Educação Secundária Obrigatória e Bachillerato, Formação Profissional e Ensino de Idiomas, e o Dr. Álvaro Velarde, professor e pesquisador e coordenador acadêmico do Curso de Pós-Graduação em Esporte, publicam uma pesquisa sobre a influência da formação e-learning na aquisição de habilidades em treinadores de basquete na Cantábria.

O principal objetivo deste estudo foi analisar a influência da formação em e-learning na aquisição de competências dos técnicos de basquete da Cantábria. Ao longo do artigo, argumenta-se que o cenário atual da formação de treinadores de basquete mostra uma demanda crescente por modelos de treinamento inovadores e pedagogias emergentes, incluindo metodologias baseadas em e-learning.

A amostra do estudo consistiu em cinquenta alunos dessas classes, todos com mais de 16 anos de idade (36 meninos e 14 meninas). Desses, 16% residiam fora da comunidade autônoma de Cantábria, 10% residiam a mais de 50 km da cidade de Santander, 36% residiam entre 10 e 50 km, 14% residiam a menos de 10 km e 24% residiam dentro da cidade de Santander. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa do Google Forms distribuída pela Federação Cantábrica de Basquete aos alunos dos cursos de formação. A participação foi voluntária e anônima.

A pesquisa, que consistia em 56 perguntas, foi validada por dois médicos de esportes e saúde e dois técnicos de basquete sênior. Os dados coletados foram processados e analisados com o Microsoft® Excel versão 16.74, e os resultados foram expressos em porcentagens.

A análise revelou que 24,60% dos alunos treinados usando a metodologia de e-learning se consideraram totalmente qualificados como técnicos de basquete, em contraste com 10,98% dos alunos treinados usando a metodologia tradicional presencial.

Os resultados do estudo fornecem informações sobre características importantes que podem ser ajustadas e aprimoradas no processo educacional investigado. Além disso, o estudo conclui que a formação em e-learning qualifica efetivamente os técnicos de basquete na Cantábria.

O artigo completo está disponível neste link. Para consultar outros artigos científicos, acesse o repositório da UNEATLANTICO e o portal de notícias da Universidade sobre pesquisa.