Alunos do segundo ano das graduações em Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas e Comunicação Audiovisual da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) visitaram o Parlamento da Cantábria para conhecer em primeira mão o funcionamento e os espaços da Câmara e da comunicação política.
No contexto da disciplina “Opinião Pública e Comunicação Política”, os alunos de Comunicação da UNEATLANTICO realizaram uma visita enriquecedora ao Parlamento, na qual puderam conhecer o pátio central, bem como o hemiciclo e diferentes salas de reunião. Foram acompanhados pelos palestrantes Javier Maruri e Guillermo Blanco, deputado regional e ex-ministro do Desenvolvimento Rural, Pecuária, Pesca, Alimentação e Meio Ambiente.
Durante a visita, os alunos foram recebidos por membros da Câmara, que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre o processo legislativo e o papel fundamental que desempenham na tomada de decisões da comunidade. Também expressaram suas opiniões “sobre a mudança que está ocorrendo tanto na política quanto na forma como nos comunicamos na Internet”.
Os participantes puderam ouvir conselhos de María José González Revuelta, Presidente do Parlamento, Miguel del Río, Chefe do Departamento de Relações Institucionais, e Mercedes Larumbe, Chefe de Comunicação do Partido Regionalista da Cantábria (PRC). Todos enfatizaram a importância da transparência, da educação e do respeito. Além disso, González Revuelta explicou “a dificuldade de ser presidente parlamentar em certas facetas e fazer com que todos os partidos sintam o mesmo”.
Além disso, Guillermo Blanco enfatizou que os políticos “são pessoas de carne e osso”, enquanto Javier Maruri fez uma reflexão: “Aqueles que não demonstram interesse na política estarão sujeitos ao domínio daqueles que o fazem”.
Essa experiência foi uma oportunidade positiva para os futuros comunicadores adquirirem uma compreensão real do campo político, familiarizando-os, assim, com o trabalho intimamente relacionado à comunicação. Os alunos expressaram sua gratidão pela oportunidade de fazer essa visita, demonstrando grande interesse em fazer perguntas sobre o Parlamento da Cantábria e sobre a importância dessa instituição e as responsabilidades associadas ao trabalho nela.