A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) participou da reunião ordinária da aliança DIVERSE representada pelo Vice-Secretário Geral, Jesús Peña; Professor e Diretor do Escritório de Relações Internacionais (ORI), Juan Luis Vidal; e Leticia Díaz Arribas, membro do ORI.
A Universidad de Álgebra em Zagreb (Croácia) sediou uma reunião regular da aliança DIVERSE aliança de universidades europeias, que serviu de plataforma para que os parceiros, incluindo a UNEATLANTICO, discutissem a intensificação da colaboração em educação superior, pesquisa e desenvolvimento. Isso com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e a competitividade global na Europa, bem como para a evolução da sociedade em nível regional, nacional e europeu.
O conceito em torno do qual os parceiros desenvolvem sua colaboração é conhecido como ciência do risco. Essa abordagem multidisciplinar orienta as atividades de pesquisa científica para a busca de soluções científicas e tecnológicas específicas para os problemas sociais contemporâneos. Os desafios com os quais as instituições parceiras trabalharão estão relacionados principalmente ao crescimento econômico sustentável por meio da economia circular, à aprendizagem ao longo da vida e ao bem-estar pessoal e social.
Um dos principais pontos da reunião de Zagreb foi a revisão dos caminhos de mobilidade estudantil existentes entre as instituições parceiras e o início de novas atividades colaborativas destinadas a promover a mobilidade. Esse é um dos principais objetivos da aliança DIVERSE de universidades europeias, que visa a promover a mobilidade de alunos e funcionários entre as instituições de ensino superior parceiras. No âmbito do plano de promoção da mobilidade, será dada especial ênfase a formas inovadoras de colaboração, como os Programas Intensivos Semipresenciais (PIP) no âmbito do programa Erasmus+ e a Aprendizagem Colaborativa Online Internacional (AICL).
Por fim, os parceiros concordaram em realizar sua próxima reunião conjunta em maio, durante a Semana Internacional da Mobilidade, no campus da UNEATLANTICO.