UNEATLANTICO implementa primeiro Doutorado em Atividade Física e Esporte na Cantábria

05 fev 2024
UNEATLANTICO implementa primeiro Doutorado em Atividade Física e Esporte na Cantábria

O Programa do Doutorado em Atividade Física e Esporte: Riscos e benefícios da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) foi aprovado pela Agência Nacional de Avaliação da Qualidade e Acreditação (ANECA) e publicado oficialmente no Diário Oficial do Estado (BOE). Esse doutorado é o primeiro da Comunidade Autônoma ligado à atividade física e ao esporte e é voltado para a pesquisa nessa área do conhecimento.

O principal objetivo do programa é formar profissionais altamente qualificados para que possam realizar trabalhos de pesquisa no campo do esporte e da atividade física, tanto em institutos ou centros de pesquisa quanto em centros esportivos de alto desempenho, centros de P&D relacionados à área ou em departamentos de esporte ou saúde pública, principalmente. Da mesma forma, seu objetivo específico é possibilitar a conclusão de uma tese de doutorado de qualidade, no campo genérico do título e no campo específico associado a cada uma das áreas de conhecimento nele incluídas.

Esses estudos garantem a aquisição de algumas competências básicas, como a compreensão sistemática de um campo de estudo e o domínio de habilidades e métodos de pesquisa relacionados aos Riscos e Benefícios da Atividade Física e do Esporte. Da mesma forma, os alunos do  Doutorado em Atividade Física e Esporte: Riscos e benefícios o programa proporcionará a capacidade de realizar uma análise e uma avaliação críticas para a realização de pesquisas científicas.

As capacidades e habilidades pelas quais os futuros doutores formados por este programa se distinguirão são várias. Isso inclui: gerenciar contextos em que há poucas informações específicas; encontrar as principais perguntas a serem respondidas para resolver um problema complexo; projetar, criar, desenvolver e realizar projetos novos e inovadores em seu campo de conhecimento; trabalhar em equipe e de forma autônoma em um contexto internacional ou multidisciplinar; integrar conhecimentos, lidar com a complexidade e fazer julgamentos com informações limitadas e a crítica intelectual e a defesa de soluções.

Quanto às atividades de formação desse programa de doutorado, destacam-se: cursos de formação sobre ética em pesquisa e honestidade acadêmica; conferências anuais de pesquisa; seminários de pesquisa sobre Atividade Física e Esporte; workshops sobre o processo de publicação científica; preparação de artigos para publicação em periódicos de prestígio durante todo o programa, participação e apresentação de comunicações científicas em congressos nacionais e internacionais, conferências e outros eventos sobre Atividade Física e mobilidade com estadias em universidades e centros de pesquisa superior sobre os tópicos de pesquisa.

Para serem admitidos, os alunos devem ter um diploma oficial de bacharelado em espanhol, ou equivalente, e um diploma de mestrado ou equivalente, com pelo menos 300 créditos ECTS aprovados nesses dois cursos. Da mesma forma, o perfil de entrada recomendado para os alunos que optarem pelo acesso a esse programa será o de graduados em Ciências da Atividade Física e do Esporte ou Nutrição Humana e Dietética com um mestrado relacionado a esse campo.