Universidad Europea del Atlántico , a Real Federación Cántabra de Fútbol e a Fundación Racingestão celebram em conjunto uma série de palestras intitulada “Esporte e saúde: vozes que inspiram”

07 fev 2024
Universidad Europea del Atlántico , a Real Federación Cántabra de Fútbol e a Fundación Racingestão celebram em conjunto uma série de palestras intitulada “Esporte e saúde: vozes que inspiram”

O auditório da UNEATLANTICO sediará quatro conferências entre fevereiro e maio, com palestras e mesas redondas, que acontecerão em uma segunda-feira de cada mês, às 19 horas. A entrada será gratuita e aberta ao público em geral.

A Real Federação Cantábrica de Futebol, a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico) e a Fundação Real Racing Club estão organizando, nos próximos quatro meses, uma série de quatro palestras educativas que têm como elo comum o esporte e a saúde. Todas elas serão realizadas no salão de reuniões do centro universitário e serão gratuitas para todos os públicos. 

O primeiro dia da série de conferências ocorrerá na próxima segunda-feira, 19 de fevereiro, a partir das 19h. A primeira palestra será ministrada pelo preparador físico da seleção espanhola de futebol, Antonio Gómez, que tratará do planejamento do treinamento em esportes coletivos.

A apresentação terá duração de quarenta minutos, seguida por outros quarenta minutos de mesa redonda com a presença de Ignacio Torrescusa, preparador físico da equipe espanhola de handebol e Balonmano Torrelavega. Essa primeira reunião será encerrada com uma sessão de perguntas e respostas de 15 minutos, com o objetivo de incentivar a participação dos participantes.

A próxima edição da série “Esporte e Saúde: Vozes que Inspiram” será realizada em 18 de março. Joaquín Díaz, presidente da Asociación Cántabra de Psicología del Deporte (APD-Cantabria) e ex-presidente da Federação Espanhola de Psicologia do Esporte (FEPD), e Óscar Fernández, jogador de futebol e autor de “Vida e futebol: a importância de aprender a falhar”, estarão no auditório da Universidade para falar sobre saúde mental no esporte, que será o tema central das palestras. Terão a companhia das psicólogas Milagros Estrada e Ariadna Siri, ambas ligadas ao mundo do esporte.

Por outro lado, a Universidad Europea del Atlántico colabora com a Federación Cántabra de Fútbol e a Clínica Colmun no projeto PREVENGOL, que visa reduzir os fatores de risco de lesões em jogadores de futebol. Esse será o pretexto para o terceiro dia, em 15 de abril, que terá como foco a prevenção de lesões e sua evolução. Luis Hoyos e Yago Regal, os recicladores das categorias de base do Real Racing Club, farão duas apresentações, que precederão uma mesa redonda com Fernando Maniega, ex-jogador de futebol profissional e coordenador das categorias de base do Racing, Gonzalo Colsa e Álvaro Mantilla, atual jogador da equipe Santander.

A série de conferências “Esporte e saúde: vozes que inspiram” será concluída no UNEATLANTICO na segunda-feira, 13 de maio, às 19 horas, oferecendo ao público ferramentas para acompanhar o jovem atleta. Sergi Alamillo, técnico esportivo e treinador de basquete, e dra. Isabel Diego e o Dr. Juan Luis Martín, psicólogos e professores da Universidad Europea del Atlántico, darão as palestras.

O presidente da RFCF, José Ángel Peláez, quis destacar “a importância de realizar esse tipo de iniciativa de treinamento”, acrescentando que “a Federação, com sua nova filosofia, está trabalhando arduamente no treinamento de seus jogadores, técnicos, árbitros e, em geral, de todos os profissionais que trabalham no ambiente do futebol”. Por fim, ele quis destacar a “força dada ao projeto ao organizá-lo em conjunto com duas entidades líderes em educação e esporte, como a UNEATLANTICO e a Fundação Racing”.

Na presença do reitor da UNEATLANTICO, Rubén Calderón, o chefe do Serviço Internacional de Convênios e Acordos Esportivos da universidade, Josep Alemany, destacou que “está em nossa ideologia oferecer um treinamento abrangente, por meio de palestras e workshops, e fazê-lo em conjunto com a Federação, como acontece com a Liga Universitária de Futebol Indoor e a Fundação Racing, é imbatível”. Alemany também expressou sua esperança de que essa “seja a primeira de muitas edições”.