A edição deste ano do Curso de Treinamento em Fundamentos do Debate foi realizada na semana de 5 de fevereiro no Salão de Exposições do campus da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) e, como de costume, constituiu o preâmbulo da própria Liga em seus formatos pré-universitário e universitário, a ser realizada na semana de 19 e 26 de fevereiro, respectivamente. Entre ambas as competições, mais de cem alunos participarão.
Com o curso ministrado por Mónica Bóveda, instrutora de técnicas de oratória, criadora e diretora de O Show da Palavra (El Show de la Palabra) por Fran Carrillo, jornalista, consultor político e assessor em comunicação política e empresarial, CEO de A Fábrica do Discurso (La Fábrica de Discurso) e por Sara Sua, jornalista, apresentadora de galas e programas de televisão e cantora profissional, foram realizadas três sessões de treinamento que despertaram o interesse dos alunos que participaram ativamente do curso.
Para iniciar o curso, a criadora e diretora do Show da Palavra, além de fazer recomendações sobre como fazer um discurso eficaz, com base em três diretrizes, explicou por que aqueles que convencem fazem isso. O segredo será a regra dos 3, o domínio da narrativa e a importância de equilibrar raciocínio e emoção. Ela também falou sobre pechakucha e, graças à ajuda de alguns alunos voluntários, foi feita uma demonstração dessa técnica.
No segundo dia do treinamento, Fran Carrillo, por meio do treinamento on-line, chamou a atenção dos participantes da conferência e dos presentes no Salão de Exposições. Ele enfatizou que a qualidade das informações em um debate é geralmente mais importante do que a quantidade, e que entrar no território do outro e dominar ambas as posições é básico para o debate. Ele também forneceu algumas indicações sobre como isso poderia ser feito.
Para encerrar essa sessão, Luis Prado, professor da UNEATLANTICO e organizador da Liga de Debate acrescentou uma frase que Fran Carrillo já havia dito em outra edição do curso de oratória – e o título de seu novo livro – “se você não sabe se vender, você está vendido”. Isso levou o palestrante a explicar seu significado e, portanto, a importância de saber como tirar o máximo proveito de si mesmo ao se candidatar a um emprego.
Na última conferência, Sara Sua sugeriu uma série de recomendações para enfrentar um público, como preparação, habilidades de improvisação, entonação, dicas sobre como evitar certas muletas e assim por diante. Um dos fundamentos em que se baseou foi a regra de Albert Mehrabian, que afirma que, em uma conversa face a face, o componente verbal é de 35% e mais de 65% é comunicação não verbal.
A linguagem corporal como comunicação não verbal e a linguagem paraverbal, distinguindo suas nuances, foram fundamentais nessa sessão. Por meio de dinâmicas relacionadas à maneira de se expressar e enfrentar o público e à consciência do ego de cada pessoa, o palestrante ajudou os participantes a perderem o medo do palco, praticando sua maneira de falar diante de um grupo de pessoas e escrevendo em um papel o que sentiam nessas situações de “medo do palco”, fazendo-os ler em voz alta e depois rasgá-lo à medida que o diziam: “à consciência do ego”
Com o encerramento do curso de treinamento, começa a sétima edição da Liga de Debates da Universidad Europea del Atlántico, cujo tema central será a pergunta: “O uso da inteligência artificial no ambiente acadêmico, como uma ferramenta, beneficia o desenvolvimento do aluno?” Os alunos terão a oportunidade de se revezar para falar a favor e contra essa abordagem.
Uma oportunidade para jovens talentos
Vale ressaltar que esta 7ª edição da Liga de Debates Pré-Universitários UNEATLANTICO será realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro. Essa competição conseguiu atrair a atenção de mais de 70 jovens de diferentes escolas de toda a Cantábria. Esses participantes competirão não apenas para serem coroados campeões da VII edição da Liga de Debates Pré-Universitários da UNEATLANTICO – que este ano é um torneio classificatório para a Copa Ledu – mas também pela chance de ser a primeira equipe a representar a Cantábria na Copa Pré-Universitária LEDU em Madri.