A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) comemora o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, destacando o papel fundamental da nutrição na saúde da mulher durante uma entrevista com a Reitora da Faculdade de Ciências da Saúde, Dra. Sandra Sumalla.
A Dra. Sumalla destacou os desafios nutricionais enfrentados pelas mulheres atualmente, especialmente a pressão social para manter uma determinada aparência física. Essa pressão, segundo ele, muitas vezes leva a uma abordagem pouco saudável da dieta e dos exercícios.
Além disso, no ambiente universitário, ela orientou sobre como as mulheres podem manter uma dieta adequada: “O mais importante é que eles estejam cientes de que a nutrição é um dos pilares básicos para a manutenção da saúde”. Para isso, ele recomendou o planejamento de refeições e o preparo antecipado de alimentos, conhecido como “batch cooking”, para garantir uma alimentação saudável durante a semana. Também enfatizou a importância de incluir quantidades suficientes de vegetais ricos em fibras, que fornecem os micronutrientes necessários para o desempenho acadêmico.
Promoção da conscientização sobre nutrição
Para promover uma maior conscientização sobre a importância da nutrição, o Dr. Sumalla sugeriu a implementação de programas educacionais específicos para mulheres universitárias. Esses programas poderiam abordar as necessidades nutricionais específicas das mulheres e fornecer orientações práticas sobre como superar as barreiras comuns à alimentação saudável.
O perigo dos mitos nutricionais
Um dos principais problemas da nutrição atualmente, de acordo com o Dr. Sumalla, é a quantidade de informações erradas disponíveis nas mídias sociais e na Internet. Por esse motivo, ele alertou sobre a necessidade de pensar criticamente sobre as “soluções milagrosas” e os mitos alimentares que inundam a Internet. Ele também recomendou que se busque orientação de profissionais treinados, como nutricionistas e dietistas, para evitar cair na armadilha da desinformação ou de boatos.
Atividades pelo Dia Internacional da Mulher
Além da entrevista da Dra. Sandra Sumalla na Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e várias universidades de sua rede organizaram uma série de atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. As atividades fazem parte do especial “Saúde e Mulher”, O foco aspectos importantes da assistência médica sob a perspectiva de gênero.
No campo da saúde mental, a FUNIBER entrevistou a psicóloga Cristina Ceballos que, a partir de uma perspectiva social, abordou questões relevantes para a saúde mental das mulheres. A entrevista foi realizada como parte do programa “Bem-estar”, criado pela área de Ação Social da FUNIBER.
Na Angola, a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e sua Associação de Estudantes organizaram atividades a serem realizadas durante o mês de março, incluindo a produção do Manual de Saúde Íntima em conjunto com a FUNIBER e a UNEATLANTICO, por meio do projeto Erasmus Plus CLINICALSIM.
Por sua vez, a Fundación Universitaria Iberoamericana de Colombia (Fundação Universitária Iberoamericana da Colômbia, UNINCOL) está comemorando o dia com uma discussão on-line sobre “Atividade física e saúde da mulher”, conduzida pela professora Amélia Stein, às 13h (horário da Colômbia).
A editora MLS Journals, promovida pela FUNIBER, se , une à iniciativa, destacando 10 artigos publicados em suas revistas científicas que buscam compreender se aprofundar aspectos relacionados à saúde da mulher. A pesquisa é essencial para aprimorar o conhecimento sobre as necessidades específicas das mulheres e, embora anos esse tenha sido um tema que recebeu pouca atenção anos por muitos, está se tornando cada vez mais importante.