La Vaca Gigante, um dos eventos de surfe mais esperados da costa cantábrica, finalizou sua décima edição com a participação destacada de dois ex-alunos da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO).
Entre os surfistas que desafiaram as ondas de mais de 7 metros estavam Juan Merodio e Nicolás García, ex-alunos da instituição, que demonstraram seu talento e experiência no esporte.
Nicolás García mostrou sua habilidade nas primeiras rodadas, marcando um total de 23,84 pontos, o que lhe deu acesso à grande final. Nessa última etapa, ele demonstrou seu conhecimento do Mar Cantábrico, alcançando o terceiro lugar no pódio.
Por outro lado, Juan Merodio, com uma pontuação perfeita de 10 em sua melhor onda e uma pontuação combinada de 26,90, deixou sua própria marca na competição, sendo o protagonista na terceira bateria.
A série de qualificações também contou com a presença de várias personalidades, como Óscar Gómez, um dos pioneiros dessa Vaca Gigante, que expressou seu orgulho ao ver seus alunos se destacarem: “Hoje foi épico, provavelmente o melhor dia dos últimos 15 anos”.
Por sua vez, o surfista Luis García demonstrou seu apoio a Nicolás: “Eu gostaria de ter estado na final com ele, mas estou muito orgulhoso do que ele conquistou”.
La Vaca Gigante, que começou em 2007 com o apoio de algumas marcas e um grupo de amigos, cresceu e se tornou um evento importante no calendário do surfe. Apesar de ter sido realizado em uma quarta-feira, o evento atraiu uma multidão que se divertiu com a competição na área mais selvagem de Santander.
Por fim, Nicolás García, que ficou em terceiro lugar na competição, compartilhou suas emoções após o evento: “Hoje foi um dia incrível. Comecei muito bem, depois não consegui pegar mais ondas e no final fiquei em terceiro lugar. Ainda não consigo acreditar e agora é hora de aproveitar”.
UNEATLANTICO de mãos dadas com o esporte
Vale ressaltar que a UNEATLANTICO tem um acordo de colaboração com o Clube Esportivo ObsessionA2 com o objetivo de promover e incentivar o esporte na região. Esse acordo permite a realização de várias atividades acadêmicas e esportivas.
Além disso, a Universidade, em colaboração com o Governo da Cantábria, a Federação Cantábrica de Surfe e as prefeituras de Santander e Ribamontán al Mar, anunciou a organização do primeiro Campeonato de España Universitario de Surf 2024, que é um marco na história do esporte universitário. Esse evento reunirá os melhores surfistas universitários de Somo e, ao mesmo tempo, ajudará a elevar a reputação da Cantábria como referência em surfe.