Na Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) em Cuito, promovida pela Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), foi criada a ágora “Reis da Espanha”, um espaço na província do Bié, em Angola, destinado à convivência e ao estudo.
A instalação foi inaugurada pelo Embaixador da Espanha na República de Angola, D. Manuel Lejarreta, acompanhado pelo Reitor da UNIC, Dr. Carlos Jelvéz, pelo Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e professor da FUNIBER, Dr. F. Álvaro Durántez, e pelo Governador da Província do Bié, Dr. Pereira Alfredo.
Localizada no centro do campus, a ágora “Reis da Espanha” comemora a visita do Rei Felipe e da Rainha Letizia, realizada em 2023. Busca ser um ponto de encontro, um local em que os alunos possam se reunir, compartilhar ideias, debater questões relevantes e promover o diálogo. A estrutura de 1800 metros quadrados, feita de madeira africana, oferece abrigo do sol e da chuva para quase 500 pessoas, mas ao mesmo tempo lhes dá a oportunidade de interagir ao ar livre. O espaço oferece várias áreas de trabalho com acesso à Internet.
A UNIC cresceu em importância como a primeira universidade hispânica na África Subsaariana. É também uma das universidades mais bem avaliadas de Angola. Também ensina espanhol como parte de suas várias ofertas acadêmicas. Graças aos acordos de mobilidade estudantil estabelecidos no âmbito da rede universitária da qual a FUNIBER participa, o ensino do espanhol encontra sua aplicação prática para os alunos que optam por continuar seus estudos em Santander, na Espanha, na Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO).
Isso representa o escopo que a cooperação público-privada pode ter a serviço da educação interinstitucional, enquadrada no escopo da Iberofonia. Portanto, esse projeto representa um farol que dá aos jovens angolanos a oportunidade de acessar o ensino superior e, ao mesmo tempo, promover e fortalecer a proposta da Iberofonia, estreitando os laços entre os países de língua espanhola e portuguesa.
A Iberofonia é um conceito que abrange nações e pessoas que falam espanhol e português, ambos mutuamente compreensíveis em elevada percentagem, e reúne mais de 800 milhões de pessoas. Os esforços de articulação e trabalho colaborativo entre a Espanha e a Angola permitiram que a UNIC fosse reconhecida em 2023 como a primeira universidade africana iberófona—de língua espanhola e portuguesa—com projeção ibero-americana e pan-ibero-americana.
Sobre a cerimônia, o Dr. F. Álvaro Durántez, diretor da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia, assinalou a designação do espaço nobre central da universidade não só presta homenagem à visita de Suas Majestades há um ano, mas também aos antigos e estreitos laços históricos da Espanha com Angola, com o desejo de projetá-la no futuro no marco do espaço compartilhado da Iberofonia”, disse.