Dra. Silvia Aparicio, vice-reitora de Planejamento Acadêmico e Corpo Docente da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), juntamente com a Conferência de Decanos de Economia e Negócios e em colaboração com o Banco da Espanha, promoverá a formação dos alunos da instituição em Educação Financeira.
Dessa forma, o objetivo é melhorar a alfabetização financeira dos alunos da UNEATLANTICO para que eles possam tomar decisões informadas e, assim, melhorar a gestão de suas finanças pessoais
Nas palavras de Aparicio, “passamos mais tempo nas redes sociais e no lazer do que planejando nossa independência com uma boa educação financeira”. E sem dinheiro, ficamos mais dependentes. Com um bom treinamento nessa área, é possível estudar quais ativos nos dão maior retorno, estudar seu risco, e isso resulta em maior economia, o que me dará maior independência financeira. E é isso que eu quero para meus alunos e o que os jovens de hoje devem aspirar.
Do curso de Administração e Gestão de Empresas (ADE) da UNEATLANTICO, e em colaboração com os Decanos das Faculdades da Universidade, queremos promover um bom comportamento financeiro em relação às finanças de nossos alunos.
Além disso, Aparicio se reuniu com os membros do Conselho do CONFEDE e com a Sra. Cristina Menendez de Luarca, Coordenadora Executiva do Departamento de Conduta de Entidades do Banco da Espanha, e Roberto España Seijas, Chefe da Divisão de Educação Financeira do mesmo departamento. O objetivo deste encontro era que as Faculdades de Economia e Empresa de Espanha se tornassem instrumentistas na formação de estudantes universitários em Economia Financeira.
Por outro lado, a próxima reunião do CONFEDE em Málaga analisará os resultados da Pesquisa de Competências Financeiras realizada pelo Banco da Espanha, bem como a estrutura de competências estabelecida pela Comissão Europeia em termos de assuntos financeiros: ambiente econômico e financeiro, inflação, mudança climática, dinheiro e transações, planejamento de poupança, gestão, risco e lucratividade, finanças sustentáveis, criptoativos, empreendedorismo. Essa reunião resultará em ações a serem implementadas pelas Faculdades de Economia e Negócios da Espanha em termos de educação financeira.
A UNEATLANTICO propôs uma formação do Banco da Espanha na disciplina de Economia Empresarial e Empreendedorismo, envolvendo 12 dos 15 cursos oferecidos pela Universidade.