O Obra Cultural da FUNIBER e a UNEATLÂNTICO, em colaboração com a Universidad Internacional Iberoamericana (Universidade Internacional Iberoamericana, UNINI México) e a Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), inaugurou a exposição “A Divina Comédia” de Salvador Dalí na UAEMéx.
A exposição pode ser visitada gratuitamente na Galería Universitaria “Fernando Cano”, no Edificio Histórico de Rectoría da UAEMéx, de 3 de março a 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Dr. Luis Dzul López, reitor da UNINI México, do Dr. Carlos Barrera Díaz, reitor da Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), da equipe acadêmica e administrativa da universidade, bem como da Dra. Ana Lilia Coria Páez, representante da Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Politécnico Nacional (IPN).
A coleção “A divina comédia” de Dalí é dividida em três séries de trinta e três obras que retratam os três cantos do poema imortal de Dante e contém: Inferno, Purgatório e Paraíso.
As ilustrações foram encomendadas pelo governo italiano a Dalí por ocasião do 700º aniversário do nascimento de Dante Alighieri, em 1965. Ao receber esta importante tarefa, Dalí declarou que “foi um dos projetos mais importantes de sua carreira”, já que seu trabalho durou cinco anos nas aquarelas, supervisionando uma a uma as xilogravuras.
A xilogravura é uma técnica por meio da qual o desenho é impresso em um pedaço de madeira e, em seguida, com a ajuda de uma goiva, a imagem é esculpida à mão, deixando o desenho em relevo, ao qual é adicionada tinta para que se destaque. Por esse motivo, a mudança envolveu 55 meses de trabalho de artesãos virtuosos sob a supervisão de Dalí.
A coleção de gravuras apresentadas foi ilustrada em madeira em um formato de 33 x 26 cm usando papel Vèlin pour chiffon de Rives e selada com uma placa. A assinatura de Salvador Dalí também foi impressa na placa.
Os livros foram apresentados em diferentes estojos, desde os mais comuns de papelão duro até estojos de madeira finamente esculpidos com desenhos de Dalí e acompanhados de aquarelas originais. Mas, “A Divina Comédia”, com ilustrações de Salvador Dalí, também foi apresentada pela empresa francesa “Les Heures Claires”, de Paris, como um conjunto de 100 gravuras reunidas em três pastas.