O salão de exposições da UNEATLANTICO recebe a abertura de “Cielo abierto, momentos”, uma coleção de Claudia Iza

18 mar 2024
O salão de exposições da UNEATLANTICO recebe a abertura de “Cielo abierto, momentos”, uma coleção de Claudia Iza

O auditório da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europea del Atlántico, UNEATLANTICO) abre sua nova exposição “Cielo Abierto, Momentos” (Céu Aberto, Momentos) da artista Claudia Iza nesta sexta-feira, 15 de março, às 12h. Esta exposição, que estará aberta até 30 de abril, insere-se na iniciativa “Mujer tenía que ser” (Mulher Tinha de Ser). 

Claudia Iza, uma artista versátil e dinâmica com mais de 25 anos de experiência em design criativo e artes visuais, é formada em Belas Artes pela Universidade Alonso Cano, em Granada. Sua exposição apresenta uma seleção de pinturas a óleo que capturam a beleza em constante mudança do céu. A entrada para a exposição é gratuita e pode ser visitada das 10h às 20h. 

A iniciativa “Mulher tinha que ser” tem sido uma tradição anual na UNEATLANTICO, destacando diferentes artistas mulheres e suas obras no mês de março. Em anos anteriores, artistas como Mercedes R. Elvira, Gloria Pereda y Almudena González Cantera também conhecido como Canteruca.

Em uma entrevista, Claudia Iza compartilhou seu amor por paisagens e céus, que servem como uma fonte constante de inspiração para sua arte. Também expressou seu fascínio pelas mudanças no céu da Cantábria, que considera espetaculares e dignas de serem pintadas. 

Sua nova exposição é especial, pois combina um pouco de seu passado com seu presente e futuro. Iza faz experimentos com formatos quadrados e circulares em suas pinturas, descobrindo que o formato circular oferece infinitas possibilidades de expressão. 

Iza também enfatizou a importância de manter a mente aberta e observar atentamente cada pintura. Como professora de desenho e pintura, ela enfatizou que a arte desenvolve a criatividade, a empatia e a tolerância. De acordo com Iza, a arte é um espelho que permite que as pessoas se conheçam por meio da atividade artística.