O Dr. Santos Gracia Villar, presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), junto al Dr. F. Álvaro Durántez Prados, profesor de la Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) e diretor de Relações Institucionais da Fundação, oficializaram junto ao diretor do Instituto Cervantes (IC) Dr. Luis Manuel García Montero e os diretivos do instituto um protocolo de atuação conjunta para potenciar a difusão da cultura iberoamericana, por meio do ensino de língua na Angola, por meio da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC).
A alta direção do Instituto Cervantes (IC) e a FUNIBER se reuniram na sede do IC em Madri, Espanha, onde assinaram o acordo de colaboração que expressa a concordância de suas visões e objetivos em relação à difusão da educação, da cultura e da língua espanhola em todo o mundo, com especial interesse nos países de língua portuguesa da África Subsaariana, incluindo a Angola, uma área onde se espera um maior desenvolvimento no futuro. A colaboração entre as duas instituições pode se materializar por meio da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), um projeto universitário da FUNIBER.
A oficialização dessas ações conjuntas tem como precedente a reunião realizada em janeiro de 2024 entre o diretor do IC, o diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e uma alta delegação angolana formada pelo ex-vice-presidente da República da Angola, Dr. Bornito de Sousa, que veio em nome da Fundação Bornito de Sousa (FBS). Diplomatas do país africano também estiveram presentes na reunião. Nesse contexto, as instituições compartilharam sua vontade de fortalecer os laços para trabalhar pelo ensino do espanhol, desenvolvendo programas de formação acadêmica de professores em espanhol e apoiando a formação científica e técnica dos angolanos.
A integração da UNIC não é coincidência, já que a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), o centro de ensino superior que faz parte da rede de universidades com a qual a FUNIBER participa, é um centro credenciado pelo IC para o ensino do espanhol, o que permitiu uma maior articulação do espaço multinacional da iberofonia e da mobilidade estudantil intercontinental, graças aos convênios sustentados pela FUNIBER.
A UNEATLANTICO é o terceiro centro em toda a Cantábria a ser credenciado pelo Instituto Cervantes; a universidade tem uma equipe de professores atualizada e treinada pelo próprio IC para garantir um ensino de qualidade para todos os alunos que não são falantes nativos de espanhol. O Centro de Idiomas oferece cursos em diferentes níveis: principalmente cursos de nível básico, A1, A2, e cursos de nível intermediário, B1, B2. Cursos avançados nos níveis C1 e C2 também estão disponíveis mediante solicitação. Esses cursos são oferecidos de forma extensiva, ou seja, durante todo o primeiro ou segundo semestre, seguindo o mesmo formato de qualquer outra graduação.
O protocolo de ação assinado fortalecerá ainda mais o trabalho da UNIC, localizada no Cuito, província do Bié. É uma instituição de ensino superior com uma filosofia centrada no ibero-americanismo e na iberofonia, com professores de países de língua espanhola e onde todo o corpo discente de língua portuguesa estuda e aprende espanhol durante o primeiro ano acadêmico de todos os cursos de graduação, destacando assim o valor da intercompreensão entre as duas línguas ibéricas internacionais.
O trabalho da UNIC na promoção, no apoio, na pesquisa e no desenvolvimento da língua espanhola no coração da Angola foi reconhecido com o Prêmio Archiletras na Universidade do Ano em junho do 2023.
A FUNIBER é uma instituição comprometida com a cooperação educacional, cultural e técnica, essencialmente no campo da educação superior, que cumpre sua missão em favor das sociedades -particularmente nos países de língua espanhola e portuguesa (Espaço da Iberofonia)- promovendo projetos e participando de atividades acadêmicas, científicas e de pesquisa, bem como de atividades de cooperação voltadas para o desenvolvimento e o crescimento econômico. Utiliza vínculos com centros universitários para oferecer uma educação universitária e global, respeitando as identidades locais.
Por sua vez, o IC também possui uma ampla rede de centros para promover o ensino, o estudo e o uso universal do espanhol.