Meri e Ana Ingelmo, docentes da UNEATLANTICO, recebem o prêmio de vice-campeãs durante a cerimônia de premiação do programa Laboratório Fémina

08 abr 2024
Meri e Ana Ingelmo, docentes da UNEATLANTICO, recebem o prêmio de vice-campeãs durante a cerimônia de premiação do programa Laboratório Fémina

A Sociedade para o Desenvolvimento da Cantábria (SODERCAN) apresenta os prêmios da primeira edição do programa Laboratorio Fémina Cantabria Mujer Emprendedora, que destaca o talento e a inovação de empreendedoras da Cantábria, como Meri e Ana Ingelmo, professoras da Universidad Europea del Atlánticoc (Universidade Europeia do Atlántico, UNEATLANTICO) e co-fundadoras da produtora Las Hermanísimas.

O evento, realizado no Gran Casino Sardinero, contou com a presença do Ministro da Indústria, Emprego, Inovação e Comércio do Governo da Cantábria, Eduardo Arasti, que enfatizou a importância de apoiar e elevar o perfil do empreendedorismo feminino na região. Nesse sentido, ela destacou o compromisso de programas como o Laboratorio Fémina na promoção de projetos inovadores liderados por mulheres e anunciou a próxima edição do programa para o ano de 2025.

A Presidente do Parlamento, María José González Revuelta, apresentou os principais prêmios do concurso, que foram para Elena Ansótegui por seu projeto Wypo, Isabel Muñoz por REmNature e Lucía Sierra por Pura Vena. Além dos prêmios principais, sete prêmios de segundo lugar foram concedidos a empreendedores de destaque, incluindo Meri e Ana Ingelmo, reconhecidos por seu trabalho à frente da Las Hermanísimas, uma empresa de produção que fornece serviços abrangentes a empresas cinematográficas no norte da Espanha.

O programa Laboratorio Fémina, dirigido por Teresa Iglesias, tem sido uma iniciativa fundamental para fortalecer o empreendedorismo feminino na Cantábria. Em três fases, ele forneceu treinamento, consultoria e orientação a mulheres com ideias inovadoras, contribuindo assim para reduzir a lacuna de gênero nos negócios e na tecnologia. Entre os mentores estavam Nacho Irastorza, mentor do CISE e da UNEATLANTICO e diretor financeiro da Alsaplas; e Cristina Mazas, diretora do Observatório Ocupacional da UNEATLANTICO, professora e doutora em Economia.

Nas palavras do CEO da SODERCAN, Ángel Pedraja, o Laboratorio Fémina busca eliminar as barreiras que impedem o acesso das mulheres ao empreendedorismo inovador, promovendo uma Cantábria mais igualitária e empreendedora. Esse programa faz parte do projeto europeu FÉMINA, que promove políticas públicas para incentivar a participação de mulheres em setores e empresas inovadores.

Las Hermanísimas

Essa empresa inovadora oferece um serviço de produção abrangente a outras empresas de produção nacionais ou internacionais que desejam filmar na região, seja em filmes, ficção, publicidade, documentários, sessões de fotos ou conteúdo televisivo. 

O seu extenso catálogo de serviços vai desde a pesquisa de localização até à gestão de licenças, casting, fornecimento de equipamento técnico, aluguer de equipamento de câmara e luz, alojamento, fornecedores e muito mais.