O Departamento de Espanhol do Centro de Línguas da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) deu mais um passo em frente e passou a fazer parte da rede promovida pelo Instituto Cervantes ao converter-se em centro examinador do exame SIELE. Desta forma, qualquer estudante da universidade que deseje certificar o seu nível de espanhol pode fazer o exame na UNEATLANTICO.
O Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española (SIELE), consiste numa avaliação e certificação do grau de proficiência em espanhol. O exame está aberto ao público em geral.
Os quatro testes SIELE são: Compreensão da Leitura, Compreensão da Audição, Expressão e Interação Escrita e Expressão e Interação Oral. É importante notar que este exame reconhece o grau de proficiência em todas as competências, ou seja, não é possível reprovar, mas fornece um nível para cada competência que o aluno possui.
Por outro lado, os alunos interessados podem escolher um SIELE global que avalia todas as competências e atribui uma pontuação e um nível a cada competência. Por exemplo, o aluno pode ter um B2 em compreensão da leitura, mas em expressão oral e interação pode ter um B1. Por outro lado, se o aluno quiser avaliar apenas uma ou duas das competências, o SIELE permite-lhe fazê-lo.
O exame é feito através de uma plataforma online e é corrigido pelo Instituto Cervantes e os resultados são obtidos num prazo máximo de três semanas. Além disso, este certificado é válido por 5 anos.
Para realizar este exame, os estudantes terão de se deslocar pessoalmente à universidade e foram criadas salas de informática com o programa de exame descarregado. Este exame será supervisionado pelos professores de línguas da instituição, que receberam os cursos necessários para obter a preparação necessária neste domínio.
Para ser um centro de exames SIELE, o Instituto Cervantes requer uma série de figuras para fazer parte da sua equipa: um diretor de centro, um coordenador e pessoal de apoio. No caso da UNEATLANTICO, o diretor e coordenador será Rubén Pérez, professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
Por outro lado, o pessoal de apoio será composto por um grupo de professores que têm conhecimento do exame, dos processos de avaliação e de toda a informação necessária para poder apoiar os estudantes durante o exame.
O próximo passo para a universidade e para o centro de línguas é tornar-se um centro de exames DELE, que é um exame do Instituto Cervantes, com o aval do Ministério da Educação e Formação Profissional de Espanha.
Relação estreita com o Instituto CervantesÉ de salientar que o Instituto Cervantes e a Universidad Europea del Atlántico mantêm uma relação que se reflectiu em vários marcos que afectam positivamente ambas as instituições. Por um lado, em julho de 2023, o Departamento de Espanhol do Centro de Línguas da UNEATLANTICO reconheceu a universidade como Centro Acreditado. Por outro lado, este ano, a UNEATLANTICO, juntamente com a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), trabalharam em conjunto com o Instituto Cervantes para promover o ensino do espanhol e a mobilidade internacional de estudantes.