A estudante da UNEATLANTICO, Cátia Sofia Mendes, participa numa das mesas abertas do “Young Europe Dialogue”

16 abr 2024
A estudante da UNEATLANTICO, Cátia Sofia Mendes, participa numa das mesas abertas do “Young Europe Dialogue”

Em representação da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), Juan Luis Vidal, professor e diretor do Gabinete de Relações Internacionais (ORI), participou, juntamente com estudantes da universidade, no “Diálogo Europa Jovem”, organizado pelo Parlamento da Cantábria.
O “Diálogo Europa Jovem” faz parte de um dos diálogos locais apoiados pelo Comité das Regiões Europeu no seu objetivo de aproximar a Europa e os assuntos europeus dos territórios e que conta também com a colaboração da Direção-Geral dos Fundos Europeus do Governo da Cantábria. Trata-se de uma forma de dar a conhecer as preocupações dos jovens relativamente à situação na Europa.

O evento consistiu em três mesas redondas, moderadas pela jornalista da Cadena SER, Jana Sánchez. Dada a proximidade das eleições para o Parlamento Europeu, alguns partidos políticos participaram na primeira, apresentando as suas propostas e as possíveis melhorias que podem oferecer à Europa. Interessavam-se também pelas preocupações e expectativas dos jovens em relação à Europa.Um empresário, um investigador científico da Universidade da Cantábria, um pintor, um criador de gado e um representante da Cantabria Team Europe constituíram a segunda mesa redonda, na qual debateram a situação dos que se iniciam no mundo do trabalho e as suas expectativas para a próxima Europa.

Da mesma forma, na terceira das mesas redondas, a estudante portuguesa da UNEATLANTICO, Cátia Sofia, participou como “europeia na Cantábria”, contando a sua experiência na comunidade como estudante, os problemas que enfrenta e o que espera da Europa. Para além disso, diversas personalidades do mundo político e empresarial da Cantábria assistiram ao evento, que foi acompanhado de coffee breaks e networking.O evento foi encerrado pelo Diretor-Geral da Administração Local, Ação Externa e Casas de Cantabria e pelo Diretor-Geral dos Fundos Europeus do Governo da Cantábria.Este tipo de iniciativa contribuiu para alargar os conhecimentos dos alunos, dando-lhes a conhecer em primeira mão a associação e a sua importância. Compreendem também a relevância que tem para ajudar os jovens.