A directora académica das licenciaturas em Línguas Aplicadas (LA) e Tradução e Interpretação (TI) da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), Paula Quijano, através do programa Erasmus+, desloca-se pelo terceiro ano consecutivo à Universidade de Jan Kochanowski, situada na Polónia. Lá, ela leccionou tradução e translatologia.
Todos os anos, a professora viaja para Kielce (Polónia), para a Universidade de Jan Kochanowski. Durante a sua estadia nesta ocasião, leccionou aulas que se centraram nas diferenças morfológicas entre o inglês e o alemão, com enfoque nos problemas de tradução que daí podem advir.
Na mesma linha, as aulas leccionadas por Paula Quijano em Kielce durante a sua estadia em 2023 foram “Introdução à translatologia inglesa” e “Didática da tradução e ensino do alemão como língua estrangeira”.
Envolvimento internacional
Como já foi referido, este é o terceiro ano consecutivo que Paula Quijano faz esta estadia na Polónia através do programa Erasmus+. Paula Quijano comentou que a sua experiência tem sido “muito gratificante, tanto a nível pessoal como profissional”.
Também tem sido convidada para vários eventos ou cursos internacionais; em dezembro de 2023, foi convidada pela UNICOLLEGE para uma viagem institucional à sua sede em Turim, onde deu uma palestra sobre “Engaging with Post-Editing in the Academic Setting: A Practical Case in the Scientific Translation”.
Esta mobilidade evidencia o espírito internacional e global da UNEATLANTICO, com o qual a comunidade universitária se enriquece. Professores e alunos são convidados a inscrever-se e a viver uma experiência ERASMUS+.
paulaquijanoerasmus-dos