A Liga Panamericana de Debate Pré-Universitário da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) culminou com uma intensa final na qual a equipa representante do Peru foi proclamada campeã.
A equipa Carmelitas do Colégio Nuestra Señora del Carmen do Peru enfrentou a equipa venezuelana representada pelo Colégio Nuestra Señora de La Paz. O tema debatido durante a final foi “A utilização das redes sociais é útil como fonte de informação exacta?”.
Durante o debate, a equipa Colegio Nuestra Señora de la Paz, manteve a posição a favor do tema discutido, enquanto Carmelitas defendeu os argumentos contra.
A equipa do Carmelitas, composta por Jorge Enrique Fuentes, Maria José Pérez, Valentina Guinassi e Yukio Alonso Kanashiro, juntamente com o capitão Sol Zarak, foi proclamada vencedora da quinta edição da Liga. A equipa do Colégio Nuestra Señora de la Paz era formada por Ángella Trías, Franco López, Jorge Guapache e Bárbara Contreras, com Yesymar Emilia como capitão. Da mesma forma, o título de melhor orador foi para…
Numa final renhida, a
equipa peruana obteve 46 pontos contra os 40 pontos obtidos pela Venezuela. A diferença de 6 pontos separa-os do título de campeões da V Edição da Liga Panamericana de Debate Pré-Universitário da UNEATLANTICO. Anteriormente, tinham sido premiadas equipas da Guatemala, Venezuela ou Equador, mas esta é a primeira de todas as edições em que uma equipa peruana venceu.
Por último, desde a Universidad Europea del Atlántico queremos agradecer a participação de mais de quatrocentos estudantes que formaram setenta e duas equipas de quinze países que integraram esta edição.