Os parceiros do projeto Erasmus Plus “Digital Lab for Education in Dietetics combining Experiential Learning and Community Service” (E+DIETing_LAB), liderado pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), reuniram-se nos dias 22 e 23 de abril na Universidade do Porto (Portugal) para avaliar as actividades piloto das ferramentas digitais criadas no projeto: um paciente virtual e uma clínica virtual.
Juntamente com a UNEATLANTICO, participam também no projeto E+DIETing_LAB as seguintes instituições europeias: a Universidade de Valladolid (UVA) em Espanha, a Universidade de St. Pölten na Áustria, a Universidade do Porto (U.Porto) em Portugal , a AP Hogeschool Antwerpen na Bélgica e a Universidade Jan Kochanowski (UJK) na Polónia.
A UNEATLANTICO apresentou os resultados do teste piloto do paciente virtual, uma plataforma que integra cinco bots diferentes disponíveis em cinco idiomas. O bot ensina o estudante de nutrição e dietética a realizar um processo de exame clínico de forma online/interactiva. Estes bots fornecem os seguintes casos: Gastroenterologia, Diabetes mellitus tipo 1, doenças cardiovasculares e diabetes, obesidade e doenças renais. Cada bot tem um questionário relacionado com a área da nutrição e um inquérito final para conhecer a experiência do utilizador.
Está também a ser testada uma clínica virtual, com formação centrada no Processo de Cuidados Nutricionais (PNC) e no serviço comunitário. Através de videochamada, as pessoas interessadas podem receber gratuitamente aconselhamento dietético e recomendações sobre como melhorar a sua alimentação, sob a supervisão de um professor. Neste resultado, o projeto introduz também várias inovações através de dois elementos tecnológicos fundamentais: a aprendizagem em serviço e a Inteligência Artificial.
Cada instituição participante dispõe de um consultório próprio para interagir com os pacientes. No caso da UNEATLANTICO, os interessados em participar e receber aconselhamento em espanhol devem aceder ao seguinte formulário de contacto.
Os parceiros sublinharam a necessidade de continuar a testar ambas as ferramentas digitais junto dos públicos-alvo. Durante a reunião, foi também apresentado o plano de trabalho para o terceiro resultado do projeto. O Multiplier Toolkit consistirá num conjunto de documentos destinados a incentivar e facilitar a utilização das ferramentas digitais geradas pelo projeto.
O projeto E+DIETing_LAB é financiado pelo Serviço Espanhol para a Internacionalização da Educação (SEPIE, Agência Espanhola do Programa Europeu Erasmus +). O seu objetivo é melhorar a formação prática no ensino da dietética e promover uma abordagem de aprendizagem comunitária/serviço relacionada com a nutrição e hábitos saudáveis como uma responsabilidade social da universidade.
Os interessados em obter mais informações sobre este projeto podem consultar o seu sítio Web ou as suas redes sociais.