O Professor F. Álvaro Durántez dá palestras na Guiné Equatorial sobre a articulação do Espaço Multinacional Pan-Ibérico ou Iberofonia

21 maio 2024
O Professor F. Álvaro Durántez dá palestras na Guiné Equatorial sobre a articulação do Espaço Multinacional Pan-Ibérico ou Iberofonia
Vista do auditório da Universidade Afro-Americana da África Central (AAUCA) durante a conferência do Dr. F. Álvaro Durántez Prados.

O Dr. F. Álvaro Durántez Prados, professor da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), proferiu várias conferências sobre “A cooperação entre os países de língua espanhola e portuguesa. A posição da Guiné Equatorial neste contexto” em instituições culturais e educativas do país africano de língua espanhola.

Durante o mês de abril e no âmbito da visita institucional e académica que o representante da FUNIBER realizou à Guiné Equatorial, F. Álvaro Durántez proferiu conferências no Centro Cultural Espanhol de Malabo, no Centro Cultural Espanhol de Bata e na Universidade Afro-Americana da África Central, situada no distrito de Oyala, no interior da Região Continental do país. No Centro Cultural Espanhol de Malabo, dirigido por Sofía Mata Modrón, o Professor Durántez foi apresentado pelo Embaixador de Espanha, Javier Conde Martínez de Irujo.

Durántez, que também é diretor da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia e professor da Universidade Europeia do Atlântico, é doutorado em Ciência Política pela Universidade Complutense de Madrid, com um Prémio Extraordinário, e desde os anos 90 é o impulsionador da corrente contemporânea de pensamento geopolítico conhecida como Pan-Iberianismo ou Iberofonia, que defende a criação de uma Comunidade Pan-Ibérica de Nações formada por todos os países e povos de língua espanhola e portuguesa sem exclusões geográficas. Para desenvolver esta proposta, Durántez criou a Sociedade Espanhola Pan-Ibero-Espanhola em 1995, aos vinte e seis anos de idade.

As conferências do académico espanhol suscitaram grande interesse no âmbito académico e institucional do país e contaram com a presença de um público numeroso e especializado dos sectores académico, político e diplomático, com personalidades como o já referido Embaixador de Espanha, o Reitor Magnífico da Universidade Nacional da Guiné Equatorial (UNGE), Dr. Filiberto Ntutumu, o Dr. Filiberto Ntutumu Nguema Nchama, o Diretor do Gabinete do Ministro das Relações Exteriores, Sr. Gabino Obama, o Embaixador da Guiné Equatorial encarregado da Lusofonia, Sr. Ricardo Mateo Sila, ou a Decana de Arquitetura e Engenharia da UNGE, Sra. Consolación Natividad Bindang Mba Mikue, Doutora pela Universidade Internacional Ibero-Americana de Porto Rico (UNIB), da Rede FUNIBER. No Centro Cultural Espanhol de Bata, o Dr. Durántez foi apresentado pela sua directora, Sra. Nadia Valentín; e na Universidade Afro-Americana da África Central, pelo Magnífico Reitor, Dr. Paulo Speller, e pela Directora de Assuntos Académicos, Sra. Florentina Sierra Mapane.

O Professor Durántez destacou a, na sua opinião, grande singularidade geocultural e geopolítica da Guiné Equatorial devido ao “facto de ser o único país africano de língua oficial espanhola, o único país não americano ou europeu que é membro de pleno direito das organizações oficiais ibero-americanas, o único Estado não lusófono que é membro de pleno direito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e, portanto, a única nação de língua espanhola que pertence simultaneamente ao Sistema Ibero-Americano e à CPLP”.

Para o Dr. Durántez, a presença da FUNIBER na Guiné Equatorial é, portanto, “estratégica, não só pelas singularidades mencionadas anteriormente, mas também porque obedece aos nossos objetivos fundacionais no sentido de levar o ensino superior às sociedades de língua espanhola e portuguesa, considerando a realidade socioeconómica de cada país e de cada pessoa”. Neste contexto – prosseguiu o diretor da Cátedra FUNIBER – “a Guiné Equatorial é um país muito importante – junto com outros, como Angola – para a articulação do Espaço multinacional Iberófono; e a FUNIBER, como primeira universidade e plataforma educativa do Espaço Pan-Ibérico, sente a vocação de contribuir para a formação das novas gerações da Guiné Equatorial”.

palestras-duas
Etiquetas: África, Centro Cultural de España en Bata, Centro Cultural de España en Bata y la Universidad Afroamericana de África Central, Centro Cultural de España en Malabo, F. Álvaro Durántez, FUNIBER, Guiné Equatorial, Iberofonia, panibérico, UNEATLANTICO, UNGE, Universidad Europea del Atlántico

Este slideshow necessita de JavaScript.