No âmbito da disciplina “Embalagem e Prazo de Validade dos Alimentos Comerciais”, os alunos das licenciaturas em Engenharia das Indústrias Agrícolas (IIAA) e Ciência e Tecnologia Alimentar (CTA) da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) realizaram uma série de visitas a diferentes fábricas de alimentos e embalagens.
O objetivo destas visitas era ensinar aos alunos, de forma prática, o processo de embalagem e dar-lhes um conhecimento em primeira mão das empresas da região. Em primeiro lugar, visitaram a Codesa, uma empresa dedicada principalmente à embalagem de anchovas. Na Codesa, os alunos da UNEATLANTICO viram todo o processo de elaboração; desde o momento em que as anchovas são apanhadas e recebidas, a limpeza e a embalagem subsequente. Também aprenderam sobre os diferentes tipos de anchovas e como, dependendo do tipo de anchova, ela é colocada em diferentes embalagens para armazenamento.
De seguida, visitaram a empresa Böreal Artik, uma empresa responsável pelo acondicionamento por pressão. Durante a visita, os alunos aprenderam sobre o processo de embalagem sob pressão, como o produto é armazenado e como a água é utilizada para gerar a pressão. Com este procedimento, os microrganismos são eliminados e os alimentos são conservados durante mais tempo.
De seguida, os alunos visitaram a Don Bocarte, onde fizeram uma visita guiada à empresa, conhecendo as instalações e a maquinaria utilizada durante o embalamento das anchovas, do bonito, do atum e do polvo que a empresa oferece há mais de vinte e cinco anos. Por fim, os alunos visitaram o laboratório Lab Norte, onde tiveram uma visita guiada. Nesta linha, os alunos envolvidos na visita puderam observar as instalações e os utensílios utilizados nos mais variados processos.
Com a organização deste tipo de visitas guiadas, a UNEATLANTICO procura formar os seus alunos com um amplo conhecimento teórico, mas com uma visão prática ligada à situação atual do seu sector profissional.