Florent Osmani, professor da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), concluiu duas estadias Erasmus diferentes como professor e assistente na Bélgica e na Holanda. Além disso, durante sua estada na Holanda, ele foi acompanhado por dois alunos do curso de graduação em Ciências da Atividade Física e do Esporte (CAFYD).
Osmani passou uma semana na Universidade de Howest, localizada em Bruges, na Bélgica. Lá, Florent ministrou aulas sobre as fases do ciclo menstrual e sua influência no desempenho físico. Além disso, ele deu uma série de palestras sobre fadiga de recuperação após lesão muscular.
Nessa linha, o professor da UNEATLANTICO, teve a oportunidade de ensinar práticas baseadas na prevenção de lesões. Essas aulas são voltadas para a avaliação funcional dos membros inferiores do corpo. Assim, Osmani realizou uma série de exercícios e testes com os alunos para que eles pudessem aprender, por meio da prática, a realizar autoavaliações ou avaliações de outras pessoas.
Experiência internacional com alunos da UNEATLANTICO
Na segunda semana, Florent fez uma estadia Erasmus na Holanda, na qual foi acompanhado pelos alunos do curso de graduação em CAFYD, Luis Manuel Sastre e Mónica Cardeñosa. Nesse caso, tanto Florent quanto os alunos eram participantes do Programa Intensivo Combinado (BIP). Nesse caso, o programa se concentrou na criação de jogos para aulas de educação física no ensino médio. O programa incluiu alunos de diferentes universidades da Espanha, Irlanda, Bélgica e Holanda.
Vale ressaltar que é a primeira vez que membros da comunidade UNEATLANTICO participam de um Programa Intensivo Combinado, o que demonstra a importância das experiências interculturais para o desenvolvimento dos alunos.