Dr. Yves Díaz de Villegas apresenta seu livro “La Salamandra Desnuda” na UNEATLANTICO

28 maio 2024
Dr. Yves Díaz de Villegas apresenta seu livro “La Salamandra Desnuda” na UNEATLANTICO

 

Na passada terça-feira, o Salão de Assembleias da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) foi o cenário da apresentação do livro “La Salamandra Desnuda” do escritor e professor da UNEATLANTICO, Yves Díaz de Villegas.
O evento, que atraiu um grande número de estudantes, académicos da licenciatura em Administração e Gestão de Empresas (ADE) e das licenciaturas em Comunicação Audiovisual (CA), Jornalismo (PER) e Publicidade e Relações Públicas (PRP) e entusiastas da literatura, começou por explorar os processos de negociação na China, no Japão e no Vietname, temas-chave que o autor explora na sua obra.

Durante a apresentação, o Dr. de Villegas partilhou com a audiência a sua experiência de cinco anos de trabalho na Ásia, destacando a diversidade cultural e económica de países como a China, o Japão e o Vietname. Na sua apresentação, salientou as diferenças nos processos de negociação entre os países, sublinhando a importância de compreender as particularidades culturais para alcançar acordos bem sucedidos.

O encontro incluiu uma sessão de perguntas e respostas a cargo da Vice-Reitora de Planeamento Académico e Faculdade da UNEATLANTICO, Dra. Silvia Aparicio, onde foi possível aprofundar vários aspectos do livro e da carreira do autor. Um dos temas abordados foi a inspiração da obra, onde o Dr. de Villegas explicou o seu fascínio pela cultura japonesa, refletido nos cenários e nas descrições detalhadas presentes na sua narrativa.

Outro aspeto interessante foi a inclusão de elementos e costumes tradicionais japoneses. Mencionou a presença de sento (banhos públicos), onsen (fontes termais) e outros elementos culturais como o tebori, a tatuagem tradicional dos yakuza, e os casamentos arranjados. Discutiu também a forma como a noção de respeito e harmonia, tão enraizada na sociedade japonesa, está intrinsecamente ligada às interacções das suas personagens e ao enredo geral do romance.

Além disso, o Dr. de Villegas comparou a dinâmica económica da China e do Japão, salientando as diferenças nas suas abordagens à inovação e à tradição, o que resultou numa análise fascinante das economias mais florescentes da Ásia.

A evolução profissional do Dr. de Villegas foi também um tema de interesse, desde os seus primórdios como engenheiro civil até à sua incursão no mundo académico e empresarial, culminando na sua carreira de escritor. Comentou o seu processo criativo, os desafios de enfrentar a página em branco e a sua opinião sobre a utilização da inteligência artificial na literatura, sublinhando que, no seu caso, prefere basear-se em experiências pessoais e na imaginação para alimentar a sua escrita.

Por último, o Dr. de Villegas encorajou o público a ler “A Salamandra Nua”, sublinhando que a sua obra não só oferece uma visão detalhada das culturas asiáticas, como também convida à reflexão sobre a complexidade das negociações internacionais e o valor da compreensão cultural.

O evento foi um êxito, consolidando a Universidade Europeia do Atlântico como um espaço de intercâmbio cultural e académico de alto nível.

Nova marca da Editorial Planeta, NdeNovela
É de referir que a publicação de “La Salamandra Desnuda” faz parte do selo da Editorial Planeta, NdeNovela. Díaz de Villegas faz parte de um grupo restrito de oito escritores que publicaram nesta nova marca da editora.

Como comenta Belén López Celada, directora editorial da marca: “A NdeNovela não se enquadrará em nenhum género, mas abrigará histórias de vários tipos, desde thrillers a romances de sentimentos e romances históricos. O seu objetivo é tornar-se uma referência na criação de marcas literárias nos próximos anos e, para isso, aposta em novos nomes, novos talentos e, claro, novos leitores”.

Este slideshow necessita de JavaScript.