A Associação de Jornalistas da Cantábria dá-se a conhecer visitando a UNEATLANTICO e dando uma palestra aos estudantes

29 maio 2024
A Associação de Jornalistas da Cantábria dá-se a conhecer visitando a UNEATLANTICO e dando uma palestra aos estudantes
A Associação de Jornalistas da Cantábria dá uma palestra aos estudantes de Comunicação Audiovisual e Jornalismo.

A Associação de Jornalistas da Cantábria (APC) visitou a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) com o objetivo de se dar a conhecer entre os estudantes das licenciaturas em Comunicação Audiovisual (CA) e Jornalismo (PER). Durante esta jornada, estiveram presentes alguns dos representantes da associação: Lola Gallardo, Maribel Torre e Enrique Palacio, todos eles com grandes carreiras profissionais.

A palestra começou com a apresentação de quem eram os oradores. Em primeiro lugar, interveio Lola Gallardo, presidente da APC e com uma carreira profissional de mais de 30 anos no El Diario Montañés, onde é chefe de secção de eldiariomontanes.es e professora na UNEATLANTICO. Em seguida, Maribel Torre, membro da direção da associação e com uma carreira de mais de 20 anos em gabinetes de comunicação, tomou a palavra. Por último, interveio Enrique Palacio, tesoureiro da APC e diretor de imprensa do Real Racing Club.

Todos eles partilharam as suas experiências profissionais e sublinharam a importância das associações profissionais como plataformas de apoio e desenvolvimento contínuo para os jornalistas, sendo este um mundo complicado, afirmaram.

A Associação de Jornalistas da Cantábria foi fundada em 1914 com o apoio decisivo dos directores e editores dos três principais jornais da época: La Atalaya, El Cantábrico e El Diario Montañés. A então Associação de Imprensa foi pioneira na defesa dos jornalistas espanhóis, sendo este o seu principal objetivo.

A adesão à APC é uma oportunidade para conhecer pessoas do sector, o que é muito importante, especialmente quando se está a começar, sublinharam. É por isso que a associação organiza palestras para que os jornalistas se possam conhecer melhor. Além disso, algo a destacar, para além de múltiplas vantagens como o Cartão de Jornalista, os acordos ou a disponibilidade de um Médico de Família, é a bolsa de emprego, algo fundamental e que interessa a qualquer pessoa que esteja a começar.

Este slideshow necessita de JavaScript.