Os alunos das licenciaturas IIAA e CTA efectuaram visitas guiadas às fábricas Monper e El Andral.

03 jun 2024
Os alunos das licenciaturas IIAA e CTA efectuaram visitas guiadas às fábricas Monper e El Andral.

No âmbito da disciplina “Processamento de alimentos à base de plantas”, leccionada pelo professor Pablo Oria, os alunos das licenciaturas em Engenharia Agroalimentar (IIAA) e Ciência e Tecnologia Alimentar (CTA) foram convidados a visitar a fábrica de chocolate Monper e a fábrica de sobaos e quesadillas El Andral.

Oria, juntamente com os alunos, efectuou visitas guiadas a estas fábricas para conhecer o seu funcionamento. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de ver as diferentes embalagens e os processos de elaboração que têm lugar nas fábricas.

Ao mesmo tempo, ficaram a conhecer em primeira mão a diversidade de problemas e obstáculos que este tipo de empresas do sector alimentar tem de enfrentar diariamente, bem como a logística que utilizam em tempos de escassez de matérias-primas.

Durante a visita à fábrica de chocolate Monper, os alunos ficaram a conhecer em profundidade o processamento do chocolate e a forma como são preparadas as barras de chocolate, quer sejam tradicionais ou com um ingrediente extra. Além disso, a Monper deu aos alunos da UNEATLANTICO a oportunidade de criarem as suas próprias barras de chocolate. Também lhes foi falado sobre a escassez de cacau que a fábrica enfrenta atualmente e quais os recursos que estão a ser tomados para a resolver.

De seguida, os alunos visitaram a fábrica El Andral, responsável pela produção e distribuição de produtos tradicionais locais, como sobaos, quesadillas ou pastas pasiegas. Durante a visita, os alunos ficaram a conhecer o processo e a gestão da embalagem dos produtos da fábrica.

É de salientar que os alunos dos cursos CTA e IIAA realizaram visitas a diferentes empresas para conhecer em profundidade o funcionamento e as necessidades actuais do sector. Estas visitas incluíram visitas às instalações da Nestlé, bem como às instalações da AgroCantabria. A UNEATLANTICO procura formar os seus alunos com o máximo de conhecimentos possível, pelo que estas visitas são motivadas.