A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) e o Banco Santander assinaram o contrato de patrocínio do II Prémio Cátedra UNEATLANTICO-Santander de Inovação na Indústria Alimentar.
A assinatura do acordo teve lugar na sede do Banco Santander na quarta-feira 29 de maio. O acordo entre as instituições é a base para a promoção da Cátedra de Inovação na Indústria Alimentar (CIIA), que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de projectos e investigações no sector alimentar que fazem parte das linhas académicas ensinadas na universidade.
Manuel Iturbe, diretor territorial do Banco Santander na Cantábria e Astúrias; o diretor comercial de Empresas do Banco Santander, Oscar Sanchez Resta; o diretor de instituições da Cantábria e Astúrias do Banco Santander, Roberto García-Borbolla e a responsável de instituições da Cantábria, María Rebeca Gómez, estiveram presentes na assinatura deste acordo. Rubén Calderón, reitor da UNEATLANTICO; Alicia Bustamante, gestora da universidade e Laura Saiz, chefe de gabinete do reitor representaram a universidade.
Este ano, o projeto da Cátedra de Inovação na Indústria Alimentar promove a organização do GASTROATLANTICO, um fórum consultivo que tem como objetivo promover alianças estratégicas e reunir esforços para o desenvolvimento da gastronomia, dos produtos e dos produtores da Cantábria. É de salientar que GASTROATLANTICO é uma iniciativa que a UNEATLANTICO tem vindo a promover desde 2021.
A organização do 2º Prémio da Cátedra UNEATLANTICO-Santander de Inovação na Indústria Alimentar convocará o júri que escolherá o vencedor desta edição, reunindo especialistas tanto do sector alimentar industrial como do sector gastronómico para premiar a melhor inovação na indústria durante o presente exercício.
Inovação alimentar no Campus Universitário
Vale a pena mencionar que a UNEATLANTICO oferece diferentes cursos relacionados com a alimentação. Entre elas está a Licenciatura em Gastronomia, na qual os alunos poderão aprender a partir de uma perspetiva atual de qualidade que será aplicada às áreas profissionais das ciências gastronómicas.
Por sua vez, a licenciatura em Ciência e Tecnologia Alimentar (CTA) proporciona aos alunos da UNEATLANTICO todas as competências para trabalhar na área da segurança alimentar, gestão, transformação e inovação no sector.
Da mesma forma, o curso de Engenharia Agrícola e Alimentar (IIAA) forma os alunos para o exercício da profissão regulamentada de Engenheiro Agrónomo, que está na vanguarda para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução.
Por seu lado, a licenciatura em Nutrição Humana e Dietética (NHD) dispõe de um Centro de Cuidados Nutricionais onde os alunos exercitam as suas competências num ambiente real de dietista-nutricionista.