A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) realizou o DevDays 2024. O evento decorreu durante os dias 16 e 17 de maio, com a presença e participação dos alunos da licenciatura em Engenharia Informática (II). Para o efeito, foram organizadas diferentes jornadas de palestras informativas, ministradas por professores e alunos da universidade.
Os Developer Days (DevDays) foram promovidos pela Escola Superior Politécnica e têm como objetivo designar um dia em que os alunos da licenciatura têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos sobre temas relacionados com a sua área profissional, como informações sobre software, engenharia artificial ou realidade virtual. Para além disso, o objetivo destes dias é proporcionar um espaço para os alunos realizarem estágios em que possam pôr em prática o que aprenderam.
O evento foi inaugurado por José Manuel Rasilla Paz, estudante e delegado da Universidade, com a introdução de “O céu é o limite”, que teve lugar no auditório da UNEATLANTICO. O primeiro dia foi dedicado a anedotas sobre agilidade pelo Dr. Luis Fernández, que também deu a palestra “Recorrência no desenvolvimento de software”, seguido por Diego Vacuña, que deu a palestra “Desenvolvimento de software”.
O segundo dia começou com uma palestra sobre Inovação pela TIM & Uktena, uma empresa focada no desenvolvimento de software na Cantábria. Para continuar, um fórum aberto e um debate com o tema “Existe um futuro?”. Este comentou as últimas novidades em matéria de Inteligência Artificial (GPT 4.0, ChatGPT Video Calling, Google Gemini e Github Copilot) e abriu um debate sobre a sua importância no desenvolvimento de software e como o futuro dos programadores pode ser afetado.
Fredy Diaz, empresário internacional de software, partilhou com os participantes os seus 40 anos de experiência e os conhecimentos que adquiriu ao longo da sua carreira e do seu desenvolvimento internacional. A sua participação serviu para motivar a procura de desafios e o esforço para atingir objectivos.
Para concluir as actividades do DevDays, foram realizados workshops participativos, como o “Web Workshop” por Maura Martínez e o “FlutterFlow Workshop” por José Manuel Rasilla e Diego García.
Europea del Atlántico