Os alunos do primeiro ano da licenciatura em Gastronomia da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) apresentaram um menu internacional, no âmbito da disciplina “Técnicas Culinárias II” da coordenadora da licenciatura, Marina Pelayo.
O principal objetivo desta atividade é dar aos alunos a experiência de trabalhar num menu para clientes reais. Pelayo sublinha que parte da prática se centra no facto de “eles fazerem o serviço praticamente sozinhos”. O menu internacional incluía receitas típicas do Equador, da Guatemala e do México, tendo sido preparado por alunos destes países que quiseram partilhar os sabores dos seus países de origem.
Antes da apresentação do serviço, os alunos de “Técnicas Culinárias II” tiveram de tratar previamente das matérias-primas, bem como de as preparar e empratar.
Sobre a ementa
O menu, com o nome “EcuaGuatMex”, apresentava um ceviche jipijapa como primeira entrada. O prato típico da costa equatoriana, preparado com peixe e leite de tigre com pasta de amendoim, misturava sabores marinhos e tropicais. A segunda entrada consistiu em birria e tacos al pastor. O taco al pastor, um dos pratos mais populares no México, foi acompanhado por ananás e molho de malagueta. O taco de birria, popular tanto no México como na Guatemala, consistia num guisado de carne marinado com coentros e cebola. Para o prato principal, os alunos prepararam um frango em pipian, um prato tradicional da Guatemala, caracterizado pela utilização de sementes de abóbora na sua preparação.
Finalmente, a sobremesa consistiu numa tarte de limão com um toque picante. Foi flamejada com tequila e apresentada com uma lima para simular a experiência de tomar um gole de tequila.
De referir que na sua vocação de formar profissionais que conheçam a teoria, mas que sejam capazes de a executar numa atividade prática, a licenciatura em Gastronomia e especificamente a disciplina de “Técnicas Culinárias II” forma os alunos para integrarem padrões de qualidade na área da gastronomia, bem como para adoptarem as competências para organizar e planear adequadamente a prática profissional da gastronomia.