O Colégio de Jornalistas de Cantabria oferece orientação profissional aos futuros licenciados da UNEATLANTICO

17 jun 2024
O Colégio de Jornalistas de Cantabria oferece orientação profissional aos futuros licenciados da UNEATLANTICO
Olga Agüero, decana do Colégio de Jornalistas da Cantábria e professora da UNEATLANTICO.

O Colégio de Jornalistas da Cantábria realizou uma sessão de informação com os futuros licenciados do quarto ano de Jornalismo (PER) e Comunicação Audiovisual (CA) da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) para colocar à disposição o serviço de tutoria, orientação profissional e bolsa de emprego da instituição. Os licenciados que aderirem à instituição receberão um cartão de jornalista com o seu número de sócio, uma acreditação que é fornecida gratuitamente.

A reitora e professora da UNEATLANTICO, Olga Agüero, destacou que o Colégio é o órgão oficial de representação dos jornalistas e comunicadores audiovisuais e que sua principal função é defender as qualificações necessárias para o exercício de uma profissão ameaçada pela intrusão. Criado por uma lei do Parlamento, é responsável pela regulamentação do exercício da profissão e, para o efeito, criou uma Comissão de Ética, responsável pela resolução de conflitos éticos, queixas e reclamações. Outros comités sobre Igualdade, Juventude e Formação e Emprego completam a estrutura da Associação, que é composta por mais de uma centena de profissionais, 98% dos quais estão activos e trabalham principalmente nos meios de comunicação e gabinetes de comunicação.

A Associação oferece formação e, este ano, em particular, foram programados cinco cursos gratuitos para os membros sobre podcasting, jornalismo de género, envelhecimento nos meios de comunicação, escrita de crónicas jornalísticas e protocolo.

Além disso, foram desenvolvidos ciclos de cinema e jornalismo em colaboração com a Filmoteca de Cantabria, com a projeção de documentários actuais, e com a Biblioteca Central de Cantabria, com colóquios e mesas redondas para refletir sobre a profissão.

A Associação criou o Fórum de Jornalismo Matilde Zapata, um espaço de encontro com jornalistas relevantes aberto ao público para divulgar e reivindicar o trabalho dos jornalistas na sociedade. No palco da sala María Blanchard do Palácio de Festivais, participaram no evento a correspondente da RTVE, Mavi Doñate, a jornalista do El País e especialista em Médio Oriente, Ángeles Espinosa, e a especialista em tecnologia e energia, Marta Peirano.

Outra iniciativa do Colégio são os pequenos-almoços em La Caseta com convidados do panorama nacional e internacional, como a veterana correspondente internacional da RTVE Rosa María Calaf, o antigo diretor do El Mundo David Jiménez, o diretor do El Faro de El Salvador, Carlos Dada, o jornalista cultural do El País Jesús Ruiz Mantilla e o correspondente político do La Vanguardia Pedro Vallín.

Este slideshow necessita de JavaScript.