UNEATLANTICO colabora na III Cimeira Ibero-americana de educadores “ReHumanizar a educação”.

17 jun 2024
UNEATLANTICO colabora na III Cimeira Ibero-americana de educadores “ReHumanizar a educação”.
UNEATLANTICO colabora na III Cimeira Ibero-americana de educadores “ReHumanizar a educação”, juntamente com a FUNIBER.

A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) e a Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) colaboram na Cúpula Ibero-Americana para educadores “ReHumanizar a educação, trabalhar as emoções na sala de aula em tempos de IA” em sua terceira edição. A Cimeira é organizada pela Red de Directivos de Instituciones Educativas (REDIE) e Plékon, instituições dedicadas à inovação educacional.


A Cimeira terá lugar no dia 13 de julho na Cidade da Guatemala e estará aberta ao resto da Ibero-América através de ligação digital.

O evento contará com a apresentação da Cimeira por Eimy Soto Genovese, doutorada em Educação com especialização em diversidade e sistema educativo; e pela editora e educadora universitária Ligia García y García. Durante a sua intervenção, irão debater a integração da inteligência emocional na Inteligência na Sala de Aula, bem como os seus desafios e oportunidades.

De seguida, a neuroeducadora Cecilia Lacayo conduzirá um workshop sobre funções executivas. Ela discutirá ferramentas e práticas eficazes para promover o desenvolvimento das funções executivas na sala de aula.

O Dr. Soto oferecerá um workshop sobre as ferramentas e os conhecimentos necessários para criar ambientes de aprendizagem inclusivos, através do Desenho Universal para a Aprendizagem (UDL). Seguir-se-á um workshop de García y García sobre estratégias para melhorar as capacidades de escrita e de compreensão da leitura dos alunos.

Na segunda parte da Cimeira, José Antonio Pérez-Robleda, consultor de tecnologia educativa e fundador da Plékon, juntamente com o Dr. Soto, discutirá a avaliação alternativa utilizando uma taxonomia flexível, procurando fornecer um feedback mais preciso e personalizado para identificar os pontos fortes e fracos dos alunos.

O professor da Universidad Europea del Atlántico e diretor da Liga de Debates da universidade, Luis Eduardo Prado González, fará uma apresentação sobre as vantagens do debate e da oratória como ferramenta para re-humanizar a educação. O mesmo abordará as observações do professor da UNEATLANTICO no desenvolvimento dos alunos de mais de quinze países que participam na Liga de Debate Pré-Universitário oferecida pela UNEATLANTICO, na qual mais de quatrocentos alunos participaram na sua V edição.

Para mais informações sobre a cimeira organizada pela REDIE e Plékon, com a colaboração da UNEATLANTICO e da FUNIBER, consulte o seguinte link: III ReHunamizar la educación