Vicente Bayarri, professor da UNEATLANTICO, participa do Seminário Novidades da Arte Cavernícola no Sudoeste Europeu

17 jun 2024
Vicente Bayarri, professor da UNEATLANTICO, participa do Seminário Novidades da Arte Cavernícola no Sudoeste Europeu

O professor da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), Vicente Bayarri, participa no Seminário Internacional de Notícias de Arte Rupestre no âmbito do Sudoeste Europeu centrado na preservação e divulgação da arte rupestre, com o objetivo de projetar a Cantábria como um destino cultural de primeiro nível na Europa.

O evento realizado em Arredondo reuniu os principais arqueólogos e gestores do Sudoeste Europeu para discutir os últimos desenvolvimentos no levantamento e estudo da arte rupestre, com especial destaque para a gruta de Altamira, os sítios do Vale do Côa (Portugal) e Siega Verde, bem como as pinturas pré-históricas do Vale de La Vézère (França).

Organizado pelo Governo da Cantábria e pelo European Rock Art Heritage, o seminário contou com a participação de especialistas internacionais. Entre eles, destaca-se a presença do conferencista Vicente Bayarri, que contribuiu com a sua vasta experiência na gestão e conservação do património de arte rupestre através da sua apresentação “Grutas digitais. Novas tecnologias aplicadas à gestão da primeira arte”, juntamente com Jesús Herrera.

O seminário teve lugar no Espaço de Reuniões de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Arredondo e incluiu três sessões teóricas que abordaram temas como a gestão de museus e centros de interpretação de arte rupestre, o turismo de arte rupestre e as novas tecnologias aplicadas à conservação da arte mais antiga da humanidade.

No segundo dia, os participantes tiveram a oportunidade de efetuar uma visita técnica guiada aos recursos de arte rupestre de Arredondo, incluindo o grande Abrigo de Socueva e a sua ermida visigótica, bem como uma gruta com arte rupestre.

O evento foi apresentado pelos conselheiros da Economia, Luis Ángel Agüeros, e da Cultura, Eva Guillermina Fernández, juntamente com o presidente da Câmara de Arredondo, Leoncio Carrascal. O presidente da Rede Cantábrica de Desenvolvimento Rural, Fernando Franco, e o presidente do Conselho Departamental de La Dordogne e responsável pelo Itinerário Cultural do Conselho da Europa PRAT-CARP, Germinal Peiro, também participaram no evento.