A UNEATLANTICO e a FUNIBER assinam um acordo de colaboração com o Centro Internacional de Pós-Graduação da Guiné Equatorial e a Academia Equatoguineense de Língua Espanhola

18 jun 2024
A UNEATLANTICO e a FUNIBER assinam um acordo de colaboração com o Centro Internacional de Pós-Graduação da Guiné Equatorial e a Academia Equatoguineense de Língua Espanhola
Da esquerda para a direita: Fernando Ignacio Ondo Ndjeng, Presidente do Centro Internacional de Pós-Graduação da Guiné Equatorial, Rubén Calderón, Reitor da UNEATLANTICO, e F. Álvaro Durántez, Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER.

A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) e a Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) assinaram um acordo de colaboração com o Centro Internacional de Pós-Graduação da Guiné Equatorial “Verónica Eyang” (CIPVE) e a Academia Equatoguineense de Língua Espanhola (AEGLE).

O Reitor da UNEATLANTICO, Rubén Calderón Iglesias, o Diretor de Relações Institucionais da Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER), F. Álvaro Durántez Prados, e Fernando Ignacio Ondo Ndjeng Afang, presidente do Centro Internacional de Pós-graduação da Guiné Equatorial “Verónica Eyang” (CIPVE) e membro titular da Academia Equatoguineense de Língua Espanhola (AEGLE), formalizaram este acordo cujo principal objetivo é fortalecer e desenvolver programas académicos, científicos e culturais, bem como o intercâmbio de professores e profissionais entre as instituições signatárias.

O acordo sublinha o compromisso partilhado pelas quatro entidades de promover o conhecimento e reforçar os laços entre os países de língua espanhola. Através deste acordo, pretende-se também valorizar a identidade e a dimensão africana, especialmente a equatoguineense, no espaço multinacional da Iberofonia, através da difusão da cultura hispânica e da língua espanhola.

As áreas de colaboração incluem o desenvolvimento de projectos de cooperação nacional e internacional, a divulgação de programas académicos de licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento na Guiné Equatorial e a organização de conferências, cursos e reuniões conjuntas. Além disso, será dada especial ênfase à formação de professores de espanhol como língua estrangeira, promovendo uma poderosa oferta educativa para o continente africano.

Da mesma forma, o acordo também prevê a criação de um escritório de representação da FUNIBER nas instalações do CIPVE em Bata, Guiné Equatorial, para facilitar a gestão de bolsas de estudo e programas académicos dos quais podem beneficiar estudantes e alunos da Guiné Equatorial.

Este acordo visa igualmente promover o progresso cultural, económico e social através da cooperação e do intercâmbio de conhecimentos entre as instituições signatárias. Além disso, consolida uma aliança estratégica que promete grandes benefícios para os âmbitos educativo e cultural dos países de língua espanhola.

Acordo específico entre a FUNIBER e o Centro Internacional de Pós-graduação da Guiné Equatorial
Por sua vez, os representantes da Fundação Universitária Ibero-Americana e do Centro Internacional de Pós-Graduação da Guiné Equatorial assinaram um acordo bilateral específico destinado à formação à distância em mais de oitenta programas académicos de pós-graduação, incluindo especialidades, mestrados e doutoramentos, com ênfase na qualificação de professores em linguística aplicada ao ensino do espanhol como língua estrangeira. Esta medida promoverá, a partir da Guiné Equatorial, a criação de uma poderosa oferta de ensino da língua espanhola para todo o continente africano, um objetivo estratégico no âmbito da Iberofonia.

Este slideshow necessita de JavaScript.