A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) e outros parceiros do projeto Erasmus + DigitalTA (2022-2025) participaram no final de maio num evento educativo organizado pelo Centro de Formação de Professores Świętokrzyskie (ŚCDN) em Kielce (Polónia), para partilhar actualizações e resumir as fases finais do projeto.
A reunião serviu para discutir a integração dos novos professores do ŚCDN com os objetivos do DigitalTA, partilhar os novos desenvolvimentos do projeto e mostrar-lhes em profundidade os recursos disponíveis na plataforma digital que está a ser desenvolvida, facilitando a sua integração nas suas práticas de ensino. Esta ferramenta foi concebida como um espaço onde os professores podem partilhar os seus desafios, reflexões, recursos e boas práticas.
Thomas Prola, professor da UNETALANTICO e coordenador do projeto, participou virtualmente para discutir as actividades e estratégias previstas para as próximas fases do projeto. A Dra. Agnieszka Szplit, professora e investigadora da Universidade Jan Kochanowski (UJK), apresentou informações cruciais sobre a forma como a comunidade internacional pode continuar a apoiar os jovens professores.
Durante a conferência, foram entregues certificados aos professores que concluíram com êxito vários workshops de formação relacionados com o projeto. Alguns dos temas abordados na formação incluíram: aspectos legais do apoio psicológico e pedagógico, avaliação formativa, currículos e planos de ensino, pensamento crítico, tendências educativas, gestão do stress e melhoria do bem-estar, entre outros.
Para concluir o evento, foram apresentadas as diferentes formas de apoio contínuo oferecidas pela RCDN, de modo a que os participantes ficassem com uma ideia clara da assistência disponível neste âmbito.
Os interessados no projeto DigitalTA podem obter mais informações sobre o mesmo no sítio Web DigitalTA.
“Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente os da União Europeia ou da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a bolsa podem ser responsabilizadas por elas.”