A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) encheu-se de emoção e alegria durante todo o fim de semana ao acolher as cerimónias de graduação da turma de licenciados do ano académico de 2023-2024 no Salón de Actos, no âmbito do 10º aniversário da universidade.
Com uma grande assistência de mais de duas mil pessoas, as cerimónias de graduação começaram na sexta-feira, 21 de junho, com a graduação das licenciaturas em Psicologia, Educação Primária, Línguas Aplicadas e Tradução e Interpretação, bem como o Mestrado em Psicologia Geral da Saúde e o Mestrado em Formação de Professores. No sábado, dia 22 de junho, o UNEATLANTICO celebrou as cerimónias de graduação dos cursos de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Engenharia de Organização Industrial, Engenharia Informática, Engenharia Agrícola e da Indústria Alimentar, Nutrição Humana e Dietética, Pós-Graduações não presenciais, Administração e Gestão de Empresas, Comunicação Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas e Licenciatura em Ciências da Atividade Física e do Desporto.
Cada ato contou com a participação do Coro Lírico da Cantábria, acompanhado pelas palavras inspiradoras oferecidas pelo reitor da UNEATLANTICO, Rubén Calderón. Ao longo dos seus discursos, concordou que “vocês estão mais do que preparados. Sabem muito, mas não sabem tudo. Não percam a ilusão de continuar a aprender”.
Licenciatura em Psicologia e Mestrado em Psicologia Geral da Saúde
A cerimónia de graduação dos alunos da Licenciatura em Psicologia (PSI) e do Mestrado em Psicologia Geral da Saúde marcou o início da graduação da turma de 2023-2024. A cerimónia começou com algumas palavras do diretor académico, Dr. Juan Luis Martín, que se dirigiu aos presentes para lhes recordar que “passaram vários anos desde o dia em que vos recebemos nas nossas salas de aula para vos aproximar da psicologia com interesse, mas também com determinação. Bem-vindos a esta disciplina apaixonante e ao desejo de continuar a especializar-se cada vez mais. Ensinámos-vos diferentes abordagens, teorias e metodologias científicas, esperando tê-lo feito numa perspetiva de diálogo e de respeito. Obrigado por confiarem em nós; formar pessoas é uma grande responsabilidade e também um grande motivo de orgulho”.
Em seguida, o Decano do Colégio Oficial de Psicologia da Cantábria, Javier Lastra, dirigiu algumas palavras aos diplomados na sua qualidade de padrinho da turma. “Sois os representantes de uma profissão em constante renovação e mudança, tal como o ser humano que deveis compreender, aconselhar e apoiar. Bem-vindos a esta maravilhosa profissão cujo objetivo fundamental é procurar e reforçar o bem-estar emocional e psicológico dos cidadãos”.
Por fim, a licenciada do Mestrado em Psicologia Geral da Saúde, Estefanía Cantero, disse que “é uma honra representar os licenciados neste dia que marca o fim de uma etapa e o início da nossa vida profissional”. A formanda quis ainda sublinhar o que viveu durante o processo, para além de estar “entusiasmada por ver como cada um de nós vai levar a psicologia ao mundo. Como psicólogos, temos o desafio e a responsabilidade de acompanhar os nossos pacientes. Não nos esqueçamos que a nossa missão é ajudar, temos impacto em muitas vidas. Façamo-lo sempre com ética e integridade”.
Licenciaturas em Ensino Básico, Línguas Aplicadas, Tradução e Interpretação e o Mestrado em Formação de Professores.
Durante esta cerimónia, a directora das licenciaturas em Tradução e Interpretação (TI) e Línguas Aplicadas (LA), Dra. Paula Quijano, dedicou um discurso aos licenciados com uma “ilusão especial porque vejo em vocês as minhas duas grandes paixões personificadas em forma de vocação, as línguas e a educação. Acredito firmemente que escolheram as duas profissões mais belas que existem. Porque não tem preço ser essa ponte que destrói as barreiras da comunicação, nem ser essa tinta que escreve com afeto as páginas do livro em branco que são os nossos alunos”.
Em seguida, Reyes Mantilla, Directora Geral de Centros e Infra-estruturas Educativas da Cantábria, como madrinha dos graduados deste evento, afirmou que “é uma grande honra ser a madrinha desta turma de graduados”. Referindo-se à sua profissão, Mantilla deu “três lições” durante o seu discurso. Em primeiro lugar, “lembrem-se sempre da importância da paixão. Ensinar não é apenas uma profissão, é uma vocação”. Em segundo lugar, “nunca parar de aprender. O mundo está em constante mudança e, como profissionais da educação, temos de nos adaptar e crescer com essa mudança”. Finalmente, a terceira lição foi “praticar a empatia. Cada criança, jovem e adolescente que vos cai nas mãos é único. Tentem guiá-los com compaixão, porque a educação não é apenas transmitir conhecimentos, mas também formar pessoas íntegras e autoconfiantes”.
Valeria Ruiz Galán, uma licenciada costarriquenha do Bacharelato em Línguas Aplicadas, disse em nome dos licenciados que “muitos de nós tivemos de deixar os nossos países, cidades e entes queridos para chegar aqui. Ninguém disse que ia ser fácil e definitivamente não tem sido, mas sabíamos que cada pequeno esforço ia ser recompensado. A partir de hoje, somos nós os responsáveis pelas nossas profissões. Lembrem-se de que não há sonhos impossíveis.
Por último, vale a pena mencionar que Marta Pascual Sáez, Directora-Geral das Universidades e da Política Universitária do Governo da Cantábria, dedicou algumas palavras aos licenciados. “Com o vosso esforço, trabalho árduo, tenacidade e entusiasmo, conseguiram entrar na bela profissão da educação”. Além disso, o Diretor-Geral das Universidades e da Política Universitária do Governo da Cantábria dedicou um momento para “prestar homenagem a todos os pais e familiares daqueles que agora se formam. Sem a vossa ajuda, este processo de aprendizagem não teria sido bem sucedido”.
Licenciaturas em Ciência e Tecnologia Alimentar, Engenharia Informática, Engenharia de Organização Industrial, Engenharia Agrícola e da Indústria Alimentar, Nutrição Humana e Dietética e cursos de Pós-Graduação não presenciais.
O primeiro evento, no sábado, reuniu os diplomados das licenciaturas em Ciência e Tecnologia Alimentar, Engenharia Informática, Engenharia de Organização Industrial, Engenharia Agrícola e das Indústrias Alimentares, Nutrição Humana e Dietética e dos cursos de pós-graduação a distância. A abertura do evento esteve a cargo da Dra. Sandra Sumalla, que no seu discurso afirmou: “Lembrem-se que a licenciatura não é o fim da aprendizagem, é apenas o fim da primeira etapa do percurso, a formação contínua é essencial em todas as profissões, por isso nunca deixem de se formar”.
Rubén Calderón afirmou que este evento é diferente dos restantes, uma vez que se destaca pela sua internacionalização, que este “não é um evento comum. É o evento mais internacional da história da universidade. É o primeiro evento em que se formam estudantes de Angola e é o primeiro evento em que convidamos estudantes de cursos de pós-graduação que não são frequentados no local. Por sua vez, agradeceu a presença do Embaixador de Angola, Sr. Alfredo Dombe, como patrocinador da cerimónia de graduação.
Nesta ocasião, o padrinho da turma de formandos foi o Embaixador de Angola em Espanha, Alfredo Dombe, que dedicou algumas palavras de encorajamento em português aos formandos: “Aproveitem todas as oportunidades não só para servir as vossas famílias mas também para ajudar a sociedade, o mundo enfrenta atualmente grandes desafios, enquanto formandos usem os conhecimentos adquiridos para fazer a diferença, para promover a paz e a justiça. Porque em vós reside o poder de influenciar positivamente o mundo”.
O primeiro evento do dia terminou com as palavras inspiradoras da delegada estudantil, Eloisa Basset, que transmitiu aos seus colegas estudantes: “Que cada passo que damos em direção ao futuro seja infundido com gratidão, humildade e um sentido de objetivo maior do que nós próprios”.
Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas, Comunicação Audiovisual, Jornalismo e Publicidade e Relações Públicas.
O segundo evento, no sábado, reuniu os diplomados das licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas, Comunicação Audiovisual, Jornalismo e Publicidade e Relações Públicas. A cerimónia foi aberta pela Vice-Reitora de Planeamento Académico e Faculdade, Dra. Silvia Aparicio, que dedicou algumas palavras motivadoras aos licenciados: “Confio que a vossa passagem pelo mundo deixará as coisas melhores do que as encontraram, sejam justos convosco e com os outros, este é o momento de olhar para o futuro, sonhar e lutar por ele”.
Luis Revenga, Presidente do Diario Montañés, foi o padrinho da cerimónia de graduação e disse aos estudantes que “tiveram a sorte de conseguir o vosso diploma universitário com o apoio das vossas famílias, é certo, mas também porque a Universidad Europea del Atlántico vos proporcionou os meios para o conseguir. Toda a gente que recebe algo de alguém, está destinada a devolver o que recebeu. É por isso que tens de devolver à sociedade uma parte do que aprendeste. Os vossos conhecimentos, a vossa carreira e o vosso desenvolvimento profissional devem ser devolvidos à sociedade”.
Por último, o estudante Beltrán Mostaza dedicou o seu discurso ao público em nome de todos os licenciados, acrescentando que “a partir de hoje, é-nos apresentado um novo desafio, o de enfrentar o nosso novo futuro profissional com maturidade, no qual poderemos colocar todos os nossos conhecimentos adquiridos aqui, haverá conquistas e também fracassos, para tudo devemos estar preparados sem vacilar e com objectivos claros para construir uma sociedade melhor”.
Licenciatura em Ciências da Atividade Física e do Desporto
A terceira e última cerimónia de sábado acolheu os diplomados da Licenciatura em Ciências da Atividade Física e do Desporto. A abertura desta cerimónia esteve a cargo do Dr. Carlos Lago, diretor académico da licenciatura, que começou por recordar aos alunos o início do seu percurso, contando experiências e actividades leccionadas nas aulas. Deixou ainda palavras de apoio e motivação: “Têm de sair e provar o vosso valor e conhecimento, aproveitando as oportunidades de emprego em qualquer canto do mundo. Mostrem à população que são educadores físicos desportivos da Universidade Europeia do Atlântico”.
Durante a cerimónia, Raúl Ruiz González-Riancho, Diretor do Instituto Municipal de Desporto de Santander, dedicou um discurso aos alunos como seu padrinho. “Vocês estão tão bem preparados e treinados que não tenho dúvidas de que a nível europeu e mundial estão no topo. Representam os nossos valores e são vocês que mostram que, no domínio da atividade física e do desporto, nós estamos lá”.
Em seguida, Sebastián Muñoz, em nome dos diplomados, proferiu o discurso de graduação, no qual transmitiu palavras inspiradoras aos seus colegas: “Nestes quatro anos, percorremos um caminho que não só nos formou como profissionais das Ciências da Atividade Física e do Desporto, mas também como seres humanos resilientes, empenhados e apaixonados pela sua profissão. Assim, a universidade foi o nosso campo, os nossos professores os treinadores e as nossas experiências as lições que moldaram a nossa prática de vida”.
cafyd