O Exmo. Sr. Alfredo Dombe, embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola no Reino da Espanha, juntamente com o Exmo. Sr. Rubén Calderón, magnífico reitor da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), presidiram, no 10º aniversário da Universidade, a formatura dos alunos de Engenharia Informática (II), Engenharia das Indústrias Agrárias e Alimentares (IIAA), Engenharia de Organização Industrial (IOI), Ciência e Tecnologia dos Alimentos (CTA), Nutrição Humana e Dietética (NHD), bem como dos cursos de Pós-graduação não presenciais ministrados nessa instituição acadêmica.
No sábado, 22 de junho, foi realizada a solenidade de formatura dos alunos das Engenharias, na qual a UNEATLANTICO teve a honra de contar com a participação do Embaixador de Angola na Espanha como padrinho da turma de formandos. Durante a cerimônia, os Srs. Dombe e Calderón dedicaram algumas palavras aos novos formandos. O evento foi caracterizado pela alta internacionalização dos formandos, entre eles os quatro primeiros estudantes angolanos formados pela UNEATLANTICO: Joana Dos Santos Alfredo, Moisés Zola Cassoma dos Santos, Venceslau Benias Diogo e Ademara de Almeida Meireles Patrocínio.
O embaixador Dombe, que assumiu o apadrinhamento dos cursos de Engenharia Informática (II), Engenharia das Indústrias Agrárias e Alimentares (IIAA) e Engenharia de Organização Industrial (IOI), enfatizou em seu discurso a responsabilidade e o mérito de cada aluno. “Cada diploma que será entregue hoje é um testemunho de sua resiliência e determinação”: essas são as palavras que o embaixador dedicou aos alunos.
Por outro lado, o reitor Calderón destacou a alta internacionalização do evento – o maior da história da Universidade -, com a presença não apenas do embaixador angolano e dos estudantes do país africano, mas também com a participação de muitos estudantes de outras nacionalidades, incluindo os formandos de pós-graduação à distância, que foram convidados pela primeira vez a receber seu diploma pessoalmente.
Também esteve presente na cerimônia o Dr. F. Álvaro Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e Iberofonia, que destacou a importância e o significado de Angola como o maior país africano de língua ibérica, o português.
Laços estreitos entre a UNEATLANTICO e a Embaixada de Angola
A estreita relação entre a Embaixada de Angola na Espanha e a Universidade Europeia do Atlântico tem se refletido ao longo do tempo, destacando a entrega em junho de 2023 para a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) -instituição irmã da UNEATLANTICO e membro da Rede FUNIBER- do prestigioso Premio Archiletras espanhol, que reconheceu seu trabalho no campo linguístico e educacional, bem como as várias visitas ao campus da universidade em Santander feitas pelo Embaixador Dombe e suas equipes profissionais.