Juan Luis Martín, professor da UNEATLANTICO, anuncia novo volume da revista científica MLS Psychology Research

28 jun 2024
Juan Luis Martín, professor da UNEATLANTICO, anuncia novo volume da revista científica MLS Psychology Research

O Dr. Juan Luis Martín, diretor académico da Licenciatura em Psicologia e do Mestradoem Psicologia Geral daSaúde da Universidade Europeia do Atlântico(UNEATLANTICO), e editor-chefe da revista MLS Psychology Research, anuncia a publicação do Volume 7 – Número 1 da revista.

A revista MLS Psychology Research é uma revista semestral que tem como objetivo publicar artigos de investigação e de revisão no campo da psicologia, a fim de desenvolver e fazer avançar a psicologia científica. Os artigos são publicados em espanhol, inglês e português, apoiando assim o alcance internacional e a disseminação de conhecimentos de diversos ambientes socioculturais.
Esta nova edição conta com um total de oito artigos. Os temas vão desde o estudo da depressão e da solidão até à perceção dos pais e dos seus estilos parentais, alguns deles com abordagens internacionais.
O primeiro artigo, ” Aspectos psicossociais que influenciam as mulheres rurais das Honduras a participar em empresas comunitárias“, aborda as consequências dos aspectos psicossociais nas esferas pessoal, social e material na participação das mulheres em empresas comunitárias nas Honduras.
O segundo artigo, intitulado “Levels of loneliness and depressive symptomatology among PUCMM health sciences students at the Santiago de los Caballeros campus“, é o seguimento de uma análise para medir o grau de solidão e depressão entre estudantes universitários de ciências da saúde do campus de Santiago de los Caballeros da PUCMM, na República Dominicana.
O artigo “Perception of parents and children regarding parenting styles and their relationship with the meaning of life in Campeche” é o resultado da análise de 76 adolescentes entre os 12 e os 18 anos e dos seus pais, em 10 bairros da cidade de San Francisco de Campeche, no México, evidenciando a forma como o estilo parental afecta e se repercute no estilo de vida dos adolescentes.
O artigo intitulado “Perspectivas sobre o efeito da educação virtual e do confinamento nas emoções das crianças de dois a cinco anos e das suas famílias num contexto de pandemia” estuda a emergência sanitária gerada pela pandemia da COVID-19, as mudanças que esta gerou na forma como as aulas foram dadas durante este período e como isso afectou os alunos a nível emocional.
Por outro lado, o artigo“Variáveis emocionais e psicológicas em famílias que têm um filho com deficiência” baseia-se num estudo que analisou famílias com filhos com algum tipo de deficiência, e como isso gera stress, depressão e o seu impacto emocional nos pais.
O sexto artigo desta edição, “Avaliação de uma estratégia baseada na mediação pedagógica para o desenvolvimento de competências meta-componenciais”, é um estudo quase-experimental que teve como objetivo observar os efeitos de uma estratégia baseada na mediação pedagógica para o desenvolvimento da metacognição dos alunos. ertyu
Sétimo artigo: HIV e tentativas de suicídio no município de Ibagué-Colômbia durante os anos 2020-2021 O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre tentativas de suicídio e diagnóstico de HIV na Colômbia durante os anos 2020-2021. Foi avaliado que durante o ano de 2020 houve 1106 tentativas de suicídio e 361 diagnósticos de HIV, para o ano de 2021 uma frequência de 933 tentativas de suicídio e 335 diagnósticos de HIV.
Por fim, o último artigo desta edição, “Competência para aprender em policiais”, teve como foco observar e compreender a competência para aprender no pessoal policial. Para o efeito, foi utilizada uma amostra de 40,6% de mulheres e 59,4% de homens. Foram ainda incluídas quatro dimensões: a autogestão da aprendizagem, que se refere à capacidade de a pessoa planear o seu processo de aprendizagem; a construção do conhecimento, baseada no conceito de que todo o conhecimento é construído a partir de conhecimentos previamente adquiridos; o conhecimento pessoal como aprendente, que implica conhecer-se a si próprio a partir das suas capacidades, competências e limitações pessoais; e a transferência do conhecimento, que envolve o processo pelo qual a pessoa transfere os conhecimentos construídos, sejam eles operações, estratégias, para utilizar em novas situações, seja no quotidiano ou em contextos escolares.
É de salientar que existem atualmente nove revistas psicológicas pertencentes à Multi-Lingual Scientific (MLS) Journals, nomeadamente: MLS Communication Journal, MLS Education Research, MLS Health & Nutrition Research e outras.