Recentemente, foi aprovada a modificação do currículo do Bacharelato da Comunidade Autónoma da Cantábria. Nesta modificação, foi incluída uma nova disciplina opcional no 2º ano do bacharelato na área da Educação Física, intitulada Desenvolvimento de um Estilo de Vida Ativo e Saudável, que tem uma carga horária de 4 horas, e que pode ser implementada em todas as escolas da Cantábria a partir do próximo ano letivo.
A Universidad Europea Del Atlántico (UNEATLANTICO) apoiou durante o processo a implementação desta disciplina, assinando um aval académico de apoio a esta disciplina, consciente da importância da saúde preventiva na sociedade. A Faculdade de Ciências da Saúde, a licenciatura em Ciências da Atividade Física e do Desporto (CAFYD), a Nutrição Humana e Dietética (NHD) e a Psicologia (PSI) foram pilares fundamentais neste processo.
Este marco histórico foi promovido por Iván González Gutiérrez, professor da IES Muriedas e professor do Mestrado em Formação de Professores do Ensino Secundário Obrigatório e Bacharelato, Formação Profissional e Ensino de Línguas da Universidad Europea Del Atlántico (UNEATLANTICO), que implementou esta disciplina no seu centro durante o ano letivo de 2023/2024, e cujos alunos participaram em duas jornadas de formação na universidade, tais como uma palestra sobre prevenção de lesões por Florent Osmani, professor da licenciatura em Ciências da Atividade Física e do Desporto (CAFYD), e outra que consistiu numa visita às instalações para conhecer a Universidade e a licenciatura.
O objetivo desta disciplina opcional é consolidar um estilo de vida ativo e saudável entre os alunos, consolidar a competência corporal para a saúde e qualidade de vida, e dar continuidade ao trabalho realizado em Educação Física (EF) nos anos anteriores.
Especificamente, esta disciplina aborda aspectos relacionados com a conceção e planificação de programas de atividade física (AF) e planos nutricionais equilibrados, acções de prevenção do consumo de tabaco, álcool e outras drogas, conhecimento de estudos, itinerários e oportunidades profissionais ligados à atividade física e à saúde, planificação e desenvolvimento de projectos, actividades físico-desportivas, técnicas artístico-expressivas, manifestações da cultura motora tradicional e actividades no meio natural.
Na prática, a nova disciplina tentará propor actividades significativas para os alunos de acordo com os seus interesses, funcionais e transferíveis para a sua vida quotidiana, utilizando recursos e possibilidades do contexto do centro, para o aproximar do ambiente e, assim, promover a prática da atividade física pelos alunos. Tudo isto, através da utilização de metodologias activas que envolvam os alunos e aumentem a sua participação.
O UNEATLANTICO reafirma o seu firme apoio à promoção da saúde e à oferta académica que contribui para melhorar a qualidade de vida da sociedade.