Vicente Bayarri, docente da UNEATLANTICO, participa num seminário organizado pelo ICCROM e pelo IPEC

08 jul 2024
Vicente Bayarri, docente da UNEATLANTICO, participa num seminário organizado pelo ICCROM e pelo IPEC

Vicente Bayarri, professor da Universidade Europeia do Atlântico(UNEATLANTICO), participou no webinar “Metodologia HBIM e ferramentas digitais para a conservação do património cultural”. O seminário foi organizado pelo Centro Internacional para o Estudo da Conservação e Restauro de Bens Culturais (ICCROM) e pelo Instituto do Património Cultural de Espanha (IPEC).

O seminário destinava-se a profissionais da conservação do património cultural, arquitectos, historiadores de arte, engenheiros, estudantes e todos os interessados no assunto. O seminário foi aberto ao público de forma gratuita e virtual.
Os objectivos do programa eram aproximar os profissionais da conservação e restauro de novas ferramentas digitais, conhecer os pontos fortes e fracos através de exemplos práticos de aplicação e apresentar o estado da arte em diferentes países. Além disso, no final do seminário, realizou-se um fórum de discussão aberto com a participação de todos os participantes e deu-se início a uma série de reuniões regulares sobre este tema específico.
Bayarri proferiu uma palestra intitulada: Rock Art Cave Information Modeling (RACIM): Digital Twinning of Prehistoric Caves with Rock Art. A sua palestra baseou-se nas novas tecnologias e ferramentas desenvolvidas para conservar a arte rupestre e torná-la acessível para observação, sem danificar o local onde foi criada.
A UNEATLANTICO apoia e dá suporte a professores e pesquisadores para a realização de palestras e cursos. Neste sentido, Bayarri participou numa série de eventos e conferências muito variadas, entre as quais se destacam o programa de eventos pelo 15º aniversário do reconhecimento da arte rupestre cantábrica como Património da Humanidade, bem como as diversas conferências no âmbito dos cursos de verão da Universidade Internacional Menéndez Pelayo.