Nacho Solana, professor da UNEATLANTICO e realizador de cinema, dirige o documentário ‘Sempre+Positivo’.

10 jul 2024
Nacho Solana, professor da UNEATLANTICO e realizador de cinema, dirige o documentário ‘Sempre+Positivo’.

 

O professor e realizador Ignacio Gutiérrez-Solana, mais conhecido como Nacho Solana, da licenciatura em Comunicação Audiovisual (CA) da Universidade Europeia do Atlântico(UNEATLANTICO), realizou o novo documentário intitulado ‘Always+Positive’, protagonizado pelo treinador holandês Louis van Gaal e pela directora científica do Centro Nacional de Investigação do Cancro (CNIO), María Blasco.


Este projeto, produzido pela Morena Films, centra-se numa conversa de 14 minutos entre van Gaal e Blasco e faz parte de uma campanha de solidariedade a favor do CNIO. A iniciativa, concebida por Jorge Martínez e desenvolvida pela IPG Mediabrands, procura transmitir uma visão positiva e diferente da investigação sobre o cancro.
Em “Sempre+Positivo”, Louis van Gaal, conhecido em Espanha pela sua famosa frase “Sempre negativo… Nunca positivo”, partilha a sua experiência pessoal na luta contra o cancro. Num diálogo íntimo e sereno, realizado no balneário de um campo de futebol em Madrid, o treinador aborda o seu confronto com a doença com naturalidade e otimismo, salientando a importância da confiança nos tratamentos e nos avanços científicos. María Blasco, por seu lado, sublinha os grandes avanços que a ciência está a fazer na investigação sobre o cancro, lembrando que dela provêm novos tratamentos e curas.
O guião do documentário foi escrito por Nacho Solana juntamente com a realizadora cantábrica Marta Solano. Foi uma grande oportunidade e uma grande responsabilidade redefinir uma frase que faz parte do léxico de toda uma geração numa mensagem positiva a favor da investigação sobre o cancro”, afirmou Solana ao El Diario Montañés, referindo-se a este projeto. Isso é muito poderoso, e foi esse o nosso objetivo com esta curta-metragem”.
Nacho Solana lecciona as disciplinas de Evolução da Tecnologia Audiovisual e Realização Cinematográfica na UNEATLANTICO. É um realizador cantábrico com uma vasta experiência em publicidade e curtas-metragens. Recentemente, participou no 42º Festival Internacional de Cinema Fantástico de Bruxelas (BIFFF). Durante o festival, Gutiérrez-Solana apresentou o seu filme “La Criatura”, uma história de terror sobre a paternidade, que realizou e produziu. Na secção Work in Progress, teve a oportunidade de apresentar o seu projeto e de se reunir com as principais agências de vendas especializadas em cinema fantástico e com produtoras europeias, salientando a importância destes encontros para o desenvolvimento da sua primeira longa-metragem.
O documentário está disponível para visualização no seguinte link: www.siemprepositivo.life.