O nutricionista do Real Racing Club Santander, Juan Carlos Llamas García, deu uma palestra aos alunos da disciplina de Meios Ergogénicos do terceiro ano dos cursos de Nutrição Humana e Dietética (NHD) e Ciências da Atividade Física e do Desporto (CAFYD) da Universidade Europeia do Atlântico(UNEATLANTICO).
A professora da disciplina, Maria Elexpuru Zabaleta, destacou a importância desta intervenção, considerando-a uma excelente oportunidade para os alunos verem a aplicação prática dos conteúdos leccionados nas aulas.
Juan Carlos Llamas, com uma vasta experiência em nutrição desportiva e suplementação em vários desportos, partilhou os seus conhecimentos sobre suplementação nutricional. Durante a primeira parte da sua palestra, explicou como conceber a suplementação para os membros de uma equipa de ciclismo, tomando como referência o seu trabalho anterior como nutricionista da equipa profissional do World Tour, Movistar Team. Sublinhou a necessidade de adaptar a suplementação individualmente, tendo em conta variáveis como o gasto energético, o tipo de etapa e as condições climatéricas. Partilhou também a sua experiência na gestão da suplementação durante viagens e competições de vários dias.
Na segunda parte da palestra, Llamas centrou-se na suplementação dos jogadores de futebol, apresentando um caso real do Racing Santander, equipa da qual é atualmente nutricionista. Sublinhou as considerações essenciais para os auxiliares ergogénicos, incluindo factores como as viagens e a ansiedade para os jogos importantes, que têm uma influência direta no desempenho desportivo.
A intervenção de Juan Carlos Llamas foi fundamental para transmitir aos alunos a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas aulas, através de exemplos concretos em desportos como o ciclismo e o futebol, áreas em que tem bastante experiência.