Vicente Bayarri, professor da UNEATLANTICO, publicado como coautor na revista Remote Sensing

15 jul 2024
Vicente Bayarri, professor da UNEATLANTICO, publicado como coautor na revista Remote Sensing

O Dr. Vicente Bayarri, professor da Escola Politécnica da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), participou na redação de um artigo sobre a conservação de pinturas pré-históricas, que foi publicado na revista Remote Sensing.
A revista Remote Sensing (Q1 dentro das publicações neste campo), publicou o artigo intitulado “Remote Sensing and Environmental Monitoring Analysis of Pigment Migrations in Cave of Altamira’s Prehistoric Paintings“, um artigo centrado na conservação das pinturas históricas na sala policromada da gruta de Altamira, Cantabria. Foi escrito em conjunto por Bayarri, Alfredo Prada, Francisco García, Carmen de las Heras e Pilar Fatás.
O seu foco foi a conservação das pinturas históricas na gruta de Altamira, as diferentes estratégias que podem ser tomadas para conservar a arte, tendo em consideração os aspectos climáticos e a atividade humana que podem afetar a arte.
Para a investigação, realizaram um levantamento 3D de alta resolução da gruta, com o objetivo de poderem navegar na gruta sem estarem fisicamente presentes. Além disso, monitorizaram a dinâmica da superfície da água no teto e a sua correlação com a pigmentação e outras substâncias que a podem afetar. Desta forma, puderam estudar a gruta em profundidade e sem a danificar, para melhor compreender os efeitos da deterioração.
Bayarri publicou uma série de artigos em várias revistas. No início deste ano, foram publicados dois artigos diferentes nas revistas Sensors e Remote Sensing. Na revista Sensors, foi publicado um artigo sobre a integração de tecnologias de deteção remota, geomática e radar de penetração no solo para gerar documentação para cavernas e seus arredores.
Link para o artigo: https://www.mdpi.com/1424-8220/23/22/9153
Por outro lado, na revista Remote Sensing, o artigo publicado centrou-se na complexidade da conservação da Gruta de Altamira, Património Mundial da UNESCO.
Link para o artigo: https://www.mdpi.com/2072-4292/16/1/197